08 setembro 2013

* BICAS ONTEM E HOJE - PARTE 07.

Continuando minhas homenagens aos 90 anos de Bicas, trago mais uma edição do "Bicas Ontem e Hoje" focando a Praça São José vista do morro do cruzeiro em quatro fases distintas.
Nossa Igreja Matriz já teve várias modificações em sua arquitetura no passar dos tempos, seja em sua fachada principal com a construção da torre; seja nas laterais com a construção de novos anexos. 
Quero registrar que procuro sempre que possível publicar a fonte onde encontrei a foto antiga, lembrando também que antes de publicá-las, realizo todo um trabalho de recuperação visual em fotos já degradadas pela ação do tempo, como rasgos, dobras e até mesmo falta de pedaços. Nas fotos atuais, as apresento em preto e branco e colorida para auxiliar na comparação.
Espero que gostem do resultado!

Na primeira seqüência comparativa, trago a foto mais antiga que tenho em meu acervo tirada do morro do cruzeiro - foto publicada por João Batista Marques de Souza com trabalho de recuperação de Amarildo Mayrink - onde vemos a última configuração de nossa matriz antes da construção de sua torre principal. 





Na segunda seqüência comparativa, foto de meu acervo pessoal onde podemos ver a Igreja Matriz já com sua imponente torre, mas vê-se que o Hospital São José ainda não existia, como também não existiam a Rua Morvan Dias de Figueiredo - a Rua da Caixa - e o posto de combustíveis São José.




Na terceira seqüência comparativa, foto de meu acervo pessoal, ainda não vemos Hospital São José, mas já aparecem a Rua Morvan Dias de Figueiredo - a Rua da Caixa - e o posto de combustíveis São José.




Na quarta e última seqüência comparativa, foto da década de 80 de meu acervo pessoal, quando já vemos o Hospital São José, a Rua Morvan Dias de Figueiredo - a Rua da Caixa - e o posto de combustíveis São José, faltando apenas o novo loteamento da cutieira, que pode ser observado na foto atual.
PARABÉNS, Menina Moça da Zona da Mata!



.

Um comentário:

  1. ADOREI, Amarildo!!!!!!!!!!!!!!!! Era possível que eu nem reparasse em todos esses detalhes, se você não explicasse tão minuciosamente. Gostei demais mesmo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...