12 julho 2013

* UMA LOCOMOTIVA EM BICAS - O RESGATE DA PARTE MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE ESTÁ PRESTES A ACONTECER!

Iniciava o ano de 2012 quando criei o site www.otremexpresso.webnode.com.br, um dos trabalhos mais prazeirosos que venho realizando nos últimos anos que pesquisa a fundo a história da EFL, a ferrovia que passou por Bicas. Nascia ali um sonho: trazer a "Dondoca" de volta a Bicas, isso mesmo, aquele pequena locomotiva de manobras construída pelos ferroviários de Bicas em nossas oficinas. Para nossa tristeza, em pouco tempo descobrimos que a Dondoca já não existia mais, havia sido cortada e seus pedaços vendidos a ferro velho.
Neste período, tive a felicidade de conhecer os Amigos do Trem de Juiz de Fora, OSCIP que desenvolve um brilhante trabalho de preservação da história da ferrovia e que luta bravamente pela volta dos trens de passageiros em nossa região, no estado de Minas Gerais e no Brasil. Nascia ali uma grande parceria – otremexpresso e Amigos do Trem - que possibilitaria a realização do sonho de trazer uma locomotiva para Bicas.
Contatos feitos, ainda em 2012 buscamos uma parceria com a prefeitura de Bicas, que por vários motivos alheios à vontade de todos, não pode ser realizado.
Inicia 2013 e mais uma vez o sonho da vinda da locomotiva para Bicas volta à tona. O projeto encontra apoios importantes através do empenho da atual Secretária de Turismo de Bicas Sra. Fernanda e do ferroviarista Dr. Ricardo, Juiz de Direito de nossa comarca e o que era um sonho do site otremexpresso e dos Amigos do Trem volta com força total. Realizado um primeiro encontro com o Prefeito Dr. Magela, o projeto decola e caminha a passos largos para a grande conquista.
Graças ao empenho de todos – Prefeitura de Bicas, Amigos do Trem, site otremexpresso e o grande amigo e incentivador do projeto Dr. Ricardo - um verdadeiro resgate histórico está prestes de ser realizado, uma digna homenagem a todos os ferroviários e familiares com a chegada de uma Locomotiva para nossa cidade e que aqui permanecerá como um belo monumento no parque dos ferroviários, resgatando a parte mais importante de nossa história e, quem sabe, possibilitando "vôos" ainda maiores. Mas isso é outra história...   
.

3 comentários:

  1. Todo sonho é possível de se realizar. As vezes ocorre de forma inesperada, mas quando o sonho de muitos estão voltados para o mesmo ideal, certeza terão que este sonho serão por muitos compartilhados. A vocês, partes envolvidas neste projeto , Amarildo Dousseau ; Sra. Fernanda ; Prefeitura de Bicas-MG ; Dr. Ricardo ; Ong Amigos do Trem , os meus parabéns e que a cidade de Bicas receba com muita alegria e satisfação este presente que muito em breve poderá se concretizar.

    ResponderExcluir
  2. Amarildo, vc merece que o sonho se realize... Parabéns e... estamos torcendo! Humberto/Janete - Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Aos amigos Humberto, Janete e Vinicius que estão na torcida conosco, muito obrigado! A expectativa é grande, mas vamos realizar este sonho juntos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...