sábado, 6 de julho de 2013

* UMA MANHÃ AGRADÁVEL NA ESCOLA MUNICIPAL DR. MATHEUS.

Todos os convidados receberam esta bela recordação, bela obra do aluno Marcelo Telson da Silva.
Tendo recebido atencioso convite da Supervisora Pedagógica Celeida Maria Costa, na última sexta-feira, dia 05 de julho, passei uma manhã bastante agradável com a criançada, corpo docente e com a família Monteiro da Silva na Escola Municipal Dr. Matheus Monteiro da Silva.
Trata-se do Projeto “Resgatando a História de Homens Honrados” através de uma semana da cidadania, onde os alunos de todas as escolas municipais farão trabalhos, teatro, artes e pesquisas envolvendo aqueles e aquelas que, pelo exemplo de vida, ficaram para sempre gravados na história de nossa cidade ao emprestarem seus nomes às Escolas Municipais em justas homenagens.
Nesta sexta-feira, a proposta muito bem bolada da direção da Escola foi receber os familiares de Dr. Matheus Monteiro da Silva – filha, netas e demais parentes - para uma “roda de conversa”, um bate-papo bastante informal com as crianças que puderam conhecer momentos importantes e partes interessantes da vida do dentista Dr. Matheus, "um homem avançado para a sua época".
E a criançada curtiu o encontro “de montão”, conversando e fazendo inúmeras perguntas aos ilustres visitantes.
Dr. Matheus, filho de Protázio e Realina, nascido em Matias Barbosa, casou-se com Waldemira na vizinha cidade de Guarará. Três de seus filhos seguiram a sua profissão de dentista.
Dr. Matheus também foi Inspetor Escolar e teve vida ativa em trabalhos de assistência aos mais carentes, tendo sido presidente da “Casa do Viandante Pobre”, instituição que veio a se tornar a Sociedade São Vicente de Paula. Este homem de belíssima trajetória de vida veio a falecer em Bicas, em 18 de abril de 1979 - como dito por um de seus familiares "...todas as pessoas boas são chamadas ao céu". 
Tenho certeza que a criançada irá desvendar muito mais sobre a história, vida e obra deste grande homem nos inúmeros trabalhos e atividades que realizarão e que apresentarão em sete de setembro.
Dr. Matheus foi registrado na história de nosso Município através da Lei Estadual n° 7.764 que prestou justa homenagem ao emprestar seu nome a Escola - na época Estadual - que hoje é modelo de ensino em Bicas, sendo a primeira Escola de Tempo Integral contando com 133 alunos matriculados e 29 funcionários.
Além do ensino regular, a instituição também oferece aos seus alunos oficinas curriculares com aula de música, teatro, dança, artes, informática e orientação (reforço escolar).
Participar destes eventos na Escola Dr. Matheus sempre me emociona e faz-me lembrar do primeiro ano da administração 2005/2008 quando fui vice-prefeito e em um dos primeiros eventos escolares, lancei um desafio ao prefeito e à secretária de educação para que transformássemos a Escola Dr. Matheus (antes rotulada e bastante rejeitada) em uma Escola Modelo, uma das melhores de Bicas, onde as vagas seriam disputadas pelos pais de alunos. O desafio foi aceito e em pouco tempo, a Escola Dr. Matheus se transformou em modelo de ensino para toda a região. 
É bom ver que ela continua a ser modelo, graças a toda a equipe de funcionários da educação em Bicas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...