04 agosto 2009

*MAIS UM CURSO NA EAD DA UFMG! "Cidadania: A Formação da Tradição de Direitos.

Após obter grande aproveitamento e ser aprovado no curso de atualização “Mecanismos de Controle Público; Uma Visão Crítica” fui contemplado com mais um curso do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, por meio de Educação a Distância da UFMG, voltado para conselheiros nacionais, estaduais e municipais cujo tema me fascina: "CIDADANIA. A FORMAÇÃO DA TRADIÇÃO DE DIREITOS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA." O programa, idealizado pela Secretaria Geral da Presidência da República, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da articulação entre o Projeto Democracia Participativa (PRODEP), o Projeto República e o Centro de Referência do Interesse Público (CRIP), e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), tem como principal objetivo contribuir para a formação qualificada de conselheiros dos Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais de políticas públicas, de gestores e técnicos do governo federal que trabalham com instituições participativas e de representantes de organizações da sociedade civil de abrangência nacional e criar um espaço de reflexão e troca de experiências relacionadas à participação social e à democratização da gestão do Estado. Como não poderia ser diferente, temas de grande importância farão parte deste curso. São eles:
- O desenvolvimento da noção de cidadania e sua relação com o direito. - Conceito de cidadania na sua versão clássica de direitos civis, políticos e sociais. - Concepções de sociedade e de política contidas nessas lutas, em especial aquelas desenvolvidas no Brasil, e nos direitos delas decorrentes. - Avanços e principais desafios nas lutas por direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais empreendidas por atores sociais, gênero geracional, orientações sexuais e sustentabilidade ambiental.
- Abordagem das contradições e sinergias existentes entre as noções de pluralidade, diversidade, multiculturalismo, direitos humanos, reconhecimento e cidadania em relação à perspectiva de justiça social.
A vida é um aprendizado constante. Com muita alegria, sigo aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...