14 janeiro 2013

* MUDANÇAS NO CENTRO DA CIDADE.

As modificações urbanísticas que temos visto neste início de administração, em especial, relacionadas ao trânsito de veículos e pedestres em Bicas tem sido muito bem-vindas. Destaco principalmente a retirada de alguns “canteiros” no centro da cidade que atrapalhavam a visão dos motoristas e colocavam a vida e a integridade dos pedestres em risco.

Aproveitando a oportunidade de já estarem trabalhando por ali, peço a atenção da secretaria de obras para a perigosíssima “faixa preferencial de pedestres”, ou como muitos chamam, “quebra molas”, localizada na travessia da rodoviária para as proximidades do açougue do Lorinho. Trata-se de um ponto cego, tanto para quem vai em direção à parte alta como para quem vem para o centro, sendo este último ainda mais crítico. Enquanto era apenas a faixa tradicional de travessia pintada no asfalto, os pedestres se viam obrigados a prestar mais atenção na hora da travessia. Com a “faixa preferencial”, numa reação natural, muitos pedestres passaram a confiar na sinalização e já atravessam direto, sem olhar o movimento do trânsito. Destaco que o problema é mais grave para motoristas de passagem por nossa cidade que não conhecem o local e nem imaginam o que vão encontrar ali.   

Acho um milagre ainda não ter acontecido um acidente de maior gravidade. Há que se pensar numa solução para o problema antes que o pior aconteça!
.

Um comentário:

  1. Amarildo,
    Os quebra-molas são apenas um estorvo para os motoristas, em minha opinião, e digo por quê: os pedestres NÃO ATRAVESSAM AS RUAS NAS FAIXAS, e quando o fazem, é abruptamente.
    Já vi casos de pessoas que, por pura MÁ-FÉ, praticamente se jogaram na frentes dos carros, seja por brincadeira ou maldade.
    O que está havendo é a falta de EDUCAÇÃO e CONSCIENTIZAÇÃO da população em geral, pedestres, ciclistas, motociclistas e também motoristas.
    É considerado "normal" pedestres andando no meio da rua, e vá reclamar, para ver o que acontece... Motoristas estacionando em locais proibidos, em fila dupla... ciclistas e motociclistas aos pares ou aos trios, ocupando toda uma via, sem se importar com o código de trânsito.
    Na Praça São José e atrás da Rodoviária, é comum vermos ciclistas na contramão.
    Infelizmente, a população não está sendo conscientizada para o fato de que vivemos em uma SOCIEDADE, com regras para cada um de seus integrantes.
    Falta conscientização, educação e, principalmente, RESPEITO.
    Parabéns pelo blog!
    Marcos Halfeld

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...