16 julho 2012

* DONDOCA - VAI-SE UM SONHO, PRENÚNCIO DE UMA GRANDE REALIZAÇÃO!


Há alguns meses atrás, graças ao sucesso do site otremexpresso.webnode.com.br que resgata a história da Estrada de Ferro Leopoldina, trabalho em que venho me dedicando nos últimos dois anos e que vem abrindo novos horizontes, permitindo manter contato e ter acesso a novas amizades com ferroviários e ferroviaristas, com associações de preservação ferroviária e com verdadeiros amantes da ferrovia pelo Brasil a fora, tive então a grande oportunidade de tentar encontrar o verdadeiro paradeiro da Locomotiva Dondoca, fabricada pelos ferroviários de Bicas.
Passado algum tempo, muitas pesquisas e o estreitamento de uma grande amizade com os Amigos do Trem - OSCIP de abrangência Nacional com sede em Juiz de Fora, descobrimos que a Dondoca estaria estacionada, ou melhor, “abandonada” no conhecido cemitério de locomotivas e vagões de Praia Formosa, no Rio de Janeiro. 
Um dos últimos registros fotográficos da Locomotiva Dondoca já em péssimo estado, no Rio de Janeiro - foto: Luiz Felipe Lopes Dias.
Em contato com o DNIT, órgão responsável pelo que sobrou do antigo patrimônio da RFFSA, otremexpresso e os Amigos do Trem deram início à operação de resgate da Dondoca. Nosso sonho era trazê-la de volta para casa.
Vale registrar a atenção e o desejo explícito do DNIT de contribuir para que a Dondoca voltasse para Bicas, com o órgão se mostrando sensível à importância daquela pequena locomotiva para a preservação da memória ferroviária e da história de nossa cidade.
Aí teve início nova empreitada: entrar no pátio de Praia Formosa, no RJ, e comprovar a veracidade da informação, se possível com fotos.  
Veio então a má notícia! Apesar de todos os esforços para resgatarmos a locomotiva Dondoca construída por ferroviários biquenses, infelizmente não foi mais possível. A pequena locomotiva – ou o que havia sobrado dela – foi totalmente desmanchada.
Mas... existe um ditado que diz que “depois da tempestade vem a bonança” e ao que parece, fomos agraciados por ele.
Só que isso é uma outra história, com grandes chances de um final realmente feliz.
Em breve, espero retornar com grandes notícias!
.

4 comentários:

  1. A foto da Locomotiva Dondoca é de minha autoria no parque ferroviário de praia formosa

    ResponderExcluir
  2. ALMANAQUE GERAL FERROVIÁRIO
    RESQUÍCIOS SR 8° RFFSA PATIO FERROVIÁRIO DE PRAIA FORMOSA - AGRADECIMENTOS A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE E SUA SUBSIDIARIA FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA PELO ABANDONO DE TODO MATERIAL FERROVIÁRIO QUE FORAM TRAZIDOS PARA CÁ. FOTOS MINHAS LENTES - RIO DE JANEIRO BRASIL, Ver mais fotos no meu álbum
    https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.71358...

    ResponderExcluir
  3. ALMANAQUE GERAL FERROVIÁRIO "15/06/2011 MAÇARICOS EM PRAIA FORMOSA RJ"
    http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2011/06/almanaque-geral-ferroviario-lp15062011.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...