08 janeiro 2011

*O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA DECEPÇÃO.

Dia 07 de janeiro. A verdade se revelou de forma deprimente.
Eram aproximadamente 21h30min quando meu telefone tocou. Uma cidadã biquense bastante indignada ligava para denunciar que estava acontecendo a capina química em nossa cidade, mais precisamente no Bairro Alto das Brisas, nas imediações da Escola Aquarela.
Para lá me dirigi encontrando o calçamento úmido do veneno, que se espalhava pelas ruas adjacentes quando finalmente encontrei a máquina e os funcionários públicos totalmente expostos realizando a capina química. Confesso que um misto de decepção e angústia me mostraram que decepções muito piores estavam por vir. Após um diálogo rápido com os funcionários, se justificaram dizendo estar cumprindo ordens. Deixei claro a cada um que era a saúde deles e da população que estavam sendo colocadas em risco. Me responderam apenas que cumpriam ordens e por isso não tinha como paralisar os trabalhos. Percebi, então de que nada adiantaria. Eram 22h10min, decidi ligar pessoalmente para o prefeito, afinal de contas ainda acreditava em sua sensatez e dignidade.
Num diálogo extremamente curto e igualmente revelador ponderei sobre o fato de que ele havia voltado a praticar o "ilícito", pois existe a Lei Federal de Agrotóxicos e Afins nº 7.802, de 11/07/89 e a Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605, de 12/02/98, ambas proibindo tal prática, contudo a resposta do prefeito, num tom que eu desconhecia, foi apenas esta: “Estou aplicando sim, Amarildo. E vou continuar aplicando!”
Mesmo depois de tudo o que já foi mostrado, comprovado, manifestado em documentos, em moções públicas e o pior, por Leis Federais que proíbem tal prática e a declara “crime ambiental”, o prefeito demonstra total descaso com a saúde pública insistindo em negligenciar com a saúde de todos os biquenses. Será mesmo possível que o prefeito não pense nem na saúde de seus filhos e neto ao insistir nesta insensatez!
Diante do fato, me comuniquei com a polícia sendo feito o registro de ocorrência.
Vai-se ao vento do “poder” a amizade e principalmente o respeito. Fica a grande decepção. Mais um para enriquecer e reforçar o índice de que sensatez e dignidade, pressupostos do bom caráter conflitam-se com o poder não podendo ocupar o mesmo espaço.
A vida continua! Ainda acredito na força da Lei e é nesta crença que continuarei a balizar minhas ações.
.

2 comentários:

  1. É muito triste saber que a nossa cidade está sendo vítima do descaso das autoridades. Se não puder contar com o LÍDER da cidade, vamos contar com quem?
    Apesar de nosso atual prefeito ter sido muito bom no mandato passado, nesse tá deixando a desejar.
    Mesmo estando longe vou acompanhar as notícias da nossa querida BICAS. Ah, seu blog está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Marcones!
    Em minha pouca "participação direta" na atual administração pude perceber uma guerra de egos e de interesses pessoais que fatalmente levarão a uma implosão.
    Infelizmente, à partir de agora, na medida em que for se aproximando as eleições o estrelismo e a sede de poder de alguns poderá trazer sérios prejuízos ao município e a todos.
    Espero sinceramente que o tempo passe bem rápido.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...