28 abril 2012

* RESTAURADO UM DE NOSSOS PRINCIPAIS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS, A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.




Após minha manifestação aqui no blog em 06 de maio de 2011, foi com muita satisfação que acompanhei as obras de recuperação e revitalização de um dos nossos principais Patrimônios Históricos, que neste ano completa 133 anos de existência: a antiga Estação Ferroviária - hoje Terminal Rodoviário José Croce - onde também funciona o Instituto Histórico José Maria Veiga, o Memorial do Ferroviário Biquense - ver matéria no link http://bicasturismo.blogspot.com.br/2010/05/prefeitura-de-bicas-inaugura-memorial.html e a Sede da Associação dos Artesãos Biquenses.
Agora sim ela está em condições dignas de se comemorar seu aniversário! Um grande presente pela sua história, pela importância da ferrovia e por tudo o que ela representou para o desenvolvimento e principalmente para a existência de nossa cidade, um belíssimo conjunto arquitetônico onde também está localizado o "Monumento em homenagem ao Operário Biquense", obra de arte de Athayde R. Dutra de Moraes, o Mestre Athayde, artista biquense pouco conhecido em sua terra natal, autor obras de arte reconhecidas e premiadas em Juiz de Fora, Viçosa e outras cidades da região. Parabéns à secretaria municipal de cultura pela obra. Um patrimônio desta envergadura é digno de uma grande festa.


Quando escrevo sobre a preservação de patrimônios históricos em nossa cidade, vem sempre a esperança de um dia ver biquenses se mobilizando pela preservação de nossa história. O interessante é que, enquanto escrevia este texto no último dia 26 de abril, assistia ao Jornal Nacional justamente no momento em que noticiava o aniversário do Cine Olympia, da cidade de São Luiz, no Maranhão que completava 100 anos de atividade e que, graças a uma grande mobilização do povo maranhense acabava de ser tombado como Patrimônio Histórico.

Na antiga Estação também funciona a Sede da Associação dos Artesãos Biquenses, com belíssimas obras em exposição e venda.
Esse é o nosso Terminal Rodoviário.
 .

Um comentário:

  1. Da Bicas que habita minhas memórias e meu coração, esse é o marco que sobrou. O ponto mais lindo e mais importante da cidade. O lugar que, ao vê-lo, posso dizer: CHEGUEI! ESTOU EM CASA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...