sábado, 15 de outubro de 2011

*DIA DO PROFESSOR. E AÍ!


Hoje, Dia do PROFESSOR, senti uma necessidade inquietante de escrever. Mas, o que escrever?
Elogios, palavras de valorização e de estímulo, ou uma análise mais aprofundada do desrespeitoso tratamento dado a estes profissionais.
Qual a realidade do professor nos (des)governos de Bicas e das pequenas cidades:
Vemos algumas disparidades absurdas na manutenção do velho círculo vicioso da ausência de concursos públicos, que estimula o “mais velho ainda” exagero na contratação sem critérios de alguns professores onde o “quantos votos temos ali” e grau de parentesco conta mais que o grau de conhecimento, de capacidade ou de formação. Não percebem estes mesmos professores que na verdade se tornam escravos de um sistema canibal que hoje o beneficia, mas amanhã fatalmente será usado contra eles mesmos. Esquecem que impera a velha máxima nas cabecinhas destes (des)governos: Para que investir em formação e capacitação se logo, logo eles serão demitidos (muitas das vezes descartados)?
Vemos ainda algumas disparidades mais absurdas na nomeação de cargos de direção de escolas, onde o privilégio e a troca de favores, atributos congênitos entre maus gestores e maus educadores são encorajados pela cumplicidade. É a velha lei da “natureza das simpatias e afinidades grupais”. Vêem na pessoalidade, não a impessoalidade, o sinal exterior do seu sucesso. Só que este é também o claro sinal exterior do fracasso da tão propalada educação de qualidade.
Espero pelo dia em que teremos um Governo (com G maiúsculo mesmo) de coragem para dar independência financeira às escolas municipais, diretores eleitos democraticamente tendo como principal atributo sua capacidade e grau de formação. 
Concurso público legítimo que preencha os quadros de professores municipais dando a estes profissionais o direito de buscarem e exigirem melhores condições de trabalho com autonomia, sem terrorismos e ameaças. 
Neste dia sim, será dado à educação de nossos filhos um tratamento digno da importância que estes profissionais merecem, para que possamos todos dizer:
“FELIZ DIA DO PROFESSOR!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...