

Realizada com grande sucesso, a II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no dia 1° de junho de 2009, no salão da Câmara Municipal de Bicas com a participação de representantes de todos os Municípios da Comarca: Guarará, Maripá de Minas, Pequeri e Bicas.
Na programação, boas palestras, debates, grupos de trabalho, apresentação e votação das propostas e moções, terminando com a eleição dos Delegados que representarão os respectivos Municípios na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Tive a honra de ser convidado a participar da mesa de abertura do evento, que contou também com a presença dos prefeitos de Bicas, Maripá de Minas, Guarará e Pequeri, de vereadores de Bicas, presidentes de conselhos de direitos e a primeira palestrante do dia, a Sra. Bárbara.
Na abertura, comentei sobre a ausência de Diretores de escola e Professores, já que poucos estavam presentes. Mostrei a extrema importância da participação de todos no evento.

Em suas falas, os prefeitos reconheceram a importância e a grandeza do evento, demonstrando clara disposição em contribuir em suas cidades para maiores investimentos e atenção às políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes.
Na primeira palestra do dia, a Sra. Bárbara Suely Rosa Gomes, Assistente Social que participou da elaboração e execução de um dos mais completos trabalhos desenvolvidos em favor das crianças e adolescentes, o "Pró-conselho, do Instituto Telemig Celular - Programa de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais", falou sobre a trajetória do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente nos seus 18 anos.
Na segunda palestra, o Deputado Estadual André Quintão trouxe para discussão o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”.

Ambas as palestras trouxeram grande enriquecimento ao debate sobre os cinco eixos orientadores, onde os grupos de trabalho desenvolveram e aprovaram duas propostas a serem enviadas e defendidas pelos delegados eleitos para a Conferência Estadual.
Os eixos foram assim dispostos:
Eixo 1 – Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades.
Eixo 2 – Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.
Eixo 4 – Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania.
Eixo 5 – Gestão da Política.
Participei do grupo de trabalho que discutiu o eixo 4 por ser este meu principal objetivo: envolver as crianças, os adolescentes e a juventude, buscando despertar neles o entendimento da necessidade de participarem e ocuparem os espaços de decisão das políticas públicas. Essa galera precisa entender que é hora de buscar e realizar seus sonhos, sem esperar que outros façam por eles.
Além de todas as propostas que foram aprovadas e que apresentarei em outra publicação, destaco duas Moções apresentadas pelo grupo que fiz parte e que foram aprovadas em plenário para serem encaminhadas aos prefeitos dos municípios participantes. São elas:

Grupo de trabalho do eixo 4.

Nenhum comentário:
Postar um comentário