24 junho 2009

*AGENTES DE SAÚDE REALIZAM CAMPANHA CONTRA O TABAGISMO NAS ESCOLAS DE BICAS.

Equipe do Programa de Saúde da Família - PSF Bicas.
Em pé: Thaíza, Beth, Thaína, Fabiana, Cláudia, Natália, Ramon e Maíra.
Agachados: Giovani, Carolina, aluna do Coronel Souza e Érika.
Autópsia de um assassino - "o cigarro".
Com muita alegria, recebi o convite feito pela Agente de Saúde Elizabeth Arruda para participar de uma bem bolada campanha contra o tabagismo voltada às crianças e adolescentes da rede pública de ensino, evento idealizado e estruturado pelos agentes de saúde do PSF IV Sudeste com a participação de duas agentes de saúde do PSF V Sudoeste. No dia 24 de junho, foi a vez da Escola Municipal Coronel Souza receber a exposição; na verdade, um misto de aula, exposição e teatro onde os atores principais são os próprios agentes de saúde, que simulam problemas de saúde comuns aos fumantes e suas famílias, mostrando paço a paço, a evolução destes problemas e suas "graves consequências", resultado natural do vício do cigarro, numa metodologia totalmente direcionada às crianças e principalmente aos adolescentes.
Também caminhei com alunos e professores pela exposição.
Tive a oportunidade de caminhar com os estudantes pela exposição e pude observar a reação dos mesmos ao lerem as mensagens e ver, ao mesmo tempo, a interpretação dos agentes de saúde nas várias situações demonstradas que são naturalmente vividas por muitos fumantes e seus familiares no dia a dia. Chamou minha atenção, a reação dos alunos e alunas ao verem uma gestante fumando e em seguida, poder observar em fotos, as consequências que a exposição direta a todos os componentes nocivos do cigarro podem causar nos fetos, imagens fortes mas necessárias diante da realidade, da gravidade e porque não dizer, da irresponsabilidade do ato.
Olhares... Em certos momentos, o olhar fala mais que mil palavras. Natália conversando com os estudantes antes da apresentação do trabalho a mais uma turma. Olhares... Estudantes com a agente do PSF e "atriz" Erika . Olhares... Agente do PSF e "atriz" Thaíza. Olhares... Agente do PSF e "atriz" Thaína. Olhares...
É bom saber que trabalhos como este estão acontecendo em nossa cidade. É a informação chegando a nossas crianças e adolescentes. O livre arbítrio é fundamental, mas para que isso aconteça plenamente, a informação clara e objetiva das consequências precisa chegar até eles e isso os agentes de saúde realizaram com grande sucesso.
Agora é a vez do agente do PSF e "ator" Giovani. Olhares...
Nesta representação, a agente do PSF e "atriz" Maíra leva ao questionamento: Cigarro e esporte? NÃO TEM NADA A VER!
Olhares...
O agente do PSF e "Ator" Ramon provocou muitas "caretas" nos adolescentes.

Cartazes e olhares...
A aluna e "atriz" Areta, Beth, Fabiana, Taína, Carolina, Natália, Erika, Thaíza, Ramon e Giovani.
.
Parabéns a toda a equipe de agentes de saúde: Carolina Martins, Elizabeth Arruda, Érica Soares, Fabiana Borges, Giovani Cúgola da Silva, Ramon Ribeiro, Thaíza, Thaína Cúgola, Maíra Ribeiro de Souza e Cláudia Mathias supervisionados pela enfermeira Natália Gabriela de Carvalho Belei Rossi, contando também com o apoio de Gumercindo pela Secretaria de Saúde.

2 comentários:

  1. Muitomuitomuitobom!!!!!!!!!!!!!!!!!É possível se ensinar muito (e de verdade) com essa pedagogia a todas as pessoas,mas,principalmente,ao público adolescente!Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo!
    Trabalhos como este mexem mesmo com a turma!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...