terça-feira, 5 de outubro de 2010

*VALE A PENA SONHAR?


Democracia: Governo em que o povo exerce a soberania. Sociedade livre em que prepondera a influência da maioria. 
Democratizar: Pôr ao alcance do povo; popularizar. 

No último domingo, a decisão sobre o futuro e a vida do povo brasileiro foi colocada ao nosso alcance. Exercemos nossa soberania e livremente, preponderou a influência da maioria. 
E justamente neste regime de soberania popular, vimos também reinar soberanamente as velhas e habituais práticas. 
Penso que se fosse possível um levantamento concreto, nenhum dia do ano seria comparado ao dia de eleições. Farta distribuição de "dinheiro" e de “favores” por crápulas pelas cidades deste maravilhoso e tão desrespeitado país. Carros e mais carros circulando lotados, trazendo e levando eleitores como caminhão de boi levando a boiada para o abate. 
É extremamente triste e desanimador estar neste meio sonhando com mudanças, propondo mudanças, praticando mudanças e ouvir de muitos eleitores que de mim se aproximaram neste último domingo com o mesmo argumento: “Você apóia o candidato tal, né! Eu sei que você é contra a compra de voto, eu sei que você não faz isso, mas é que estou precisando de tanto” ou “será que você não poderia me ajudar com tanto”. Aí lá ia eu dar murro em ponta de faca dizendo que isso é crime, que pessoas que fazem isso não são dignas do voto, que irão prejudicar a ele e a todos nós por quatro anos. O pior é que depois destes argumentos, a gente ainda ouve: "Mas o fulano tá dando tanto, o ciclano também! Deste jeito, ninguém vai votar no seu candidato!"
Além desta atitude deplorável de inúmeros "eleitores" inconseqüentes, tem ainda o dito “manifesto” de uma substancial parte de eleitores brasileiros que optaram por manifestar suas possíveis e justificáveis indignações com o cenário político  nacional escolhendo candidatos que ridicularizam o sistema, sem perceber que na verdade, estão ridicularizando a cada um de nós. Vemos então, muitos eleitos com características ou personalidades extremamente desoladoras, outros com questionáveis exemplos de vida e de caráter. Fazem com que o eleitor se esqueça da opção do voto em branco como legítimo argumento e manifesto. 
Neste cenário nebuloso, independente de siglas partidárias, ainda vimos bons candidatos alcançarem êxito nestas eleições, infelizmente em números cada vez menores. 
Sonho com o dia em que o voto será conquistado apenas com a apresentação de argumentos fortes e consistentes, com projetos, propostas, trabalhos e realizações. Mas a verdade é que todos estes fatos me levam a sérios e preocupantes questionamentos: 
Vale a pena realmente continuar? 
Até quando irão perdurar essas velhas e abomináveis práticas? 
Até quando o cidadão brasileiro se submeterá a isto? 
É possível esperar por mudanças? 
Se for possível, será que estarei vivo para ver?  
É este o Brasil que vamos oferecer para os nossos filhos e netos? 
Estamos "educando" o futuro deste país com estas práticas. É tão difícil perceber isto? Que país nos espera? 
Não encontro respostas. Estou perdendo a capacidade de sonhar...
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...