13 agosto 2009

*FIM DO ROUNDUP - QUANDO EXERCITAR A CIDADANIA VALE A PENA.

.
Vale a pena ser provocador!
.
Novo sistema de capina mecânica nas ruas de Bicas.
Foi com muita satisfação que acompanhei os primeiros resultados do novo sistema de capina e limpeza das ruas de nossa cidade, fruto da cobrança constante para a solução de um dos maiores problemas de saúde pública em Bicas – a capina química. Hoje pela manhã, a Prefeitura de Bicas, através da Secretaria de Obras Públicas deu início ao novo modelo de capina e limpeza das ruas no Bairro Reto Júnior, através de um sistema mecânico idealizado pelo jovem empreendedor Juninho, da Mecânica Precisa e acompanhado pelo Secretário de Obras Eliseu, pelo Prefeito Honório e por mim, pois também venho acompanhando o desenvolvimento do novo sistema desde o início. O protótipo já havia passado por alguns testes anteriormente visando regulagens e aprimoramentos iniciais. Hoje, porém, montou-se uma equipe de trabalho dando início ao novo modelo. Mesmo sabendo que tudo ainda está em desenvolvimento, acompanhei o início dos trabalhos e posso afirmar que o cidadão biquense finalmente ficará livre das "perigosas conseqüências" do uso do produto químico ROUNDUP, a base de GLIFOSATO, usado no sistema de capina química.
Limpeza de nossas ruas de forma segura, sem riscos para a saúde dos operadores e da população.
Todo este processo teve início quando apresentei os resultados do levantamento dos casos de câncer em Bicas no 1° Simpósio de Saúde realizado em 21 de maio deste ano, onde a capina química, entre quatro itens pesquisados, foi o que me despertou maior preocupação e me levou a uma análise crítica e extremamente preventiva, por ser o item que apresentava "os maiores problemas e riscos à saúde humana". Naquela ocasião, por entender ser um caso de saúde pública, de defesa da saúde dos funcionários públicos envolvidos, de todos os cidadãos biquenses, do meio ambiente e por acreditar na sensibilidade do Prefeito Municipal, encerrei minha apresentação pedindo "o fim da capina química" e o apoio de todos os presentes pela "revogação" da Lei Municipal 1.264/2006 que a instituiu.
Primeiros resultados são muito bons. Em pouco tempo, atingirá resultados com máxima qualidade.
Ao ver o novo modelo de capina e limpeza de nossas ruas funcionando, senti que valeu a pena acreditar na sensibilidade daqueles que detêm o poder de fazer as transformações necessárias para garantir a todos os biquenses um futuro melhor. Por se tratar de um sistema em desenvolvimento, a avaliação de todos é que os resultados foram extremamente satisfatórios, principalmente por saber que este novo processo será aperfeiçoado e apresentará resultados muito melhores. Parabéns ao Juninho, ao Elizeu e ao Prefeito Honório pela sensibilidade. Valeu a pena ser provocador!

Antes da capina.

Durante a capina.

Serviço sendo executado pela manhã. Resultados extremamente satisfatórios. Mesma rua na parte da tarde. Limpeza urbana com respeito ao meio ambiente.

4 comentários:

  1. Até que em fim a prefeitura acabou com o randap.
    Parabéns, Amarildo. Venho acompanhando sua luta desde aquela idéia da mistura repolho, água e sal. Pelo que fiquei sabendo dava muito trabalho mas acho que podia dar certo mas faltou insistir na idéia.
    Mas é muito bom ver que você não desistiu. Participei do evento do câncer na câmara e vi que a coisa é grave, o randap faz muito mal pra saúde de todos. Fui lá no reto jr. e vi o resultado, ficou muito bom.
    Parabéns também pra prefeitura.

    Clarice.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Clarice!
    São comentários como o seu que nos anima a continuar na luta.
    O melhor disso tudo é saber que tanta pesquisa não foi em vão. Melhor ainda é saber que não estou sozinho, pois seu comentário mostra que você vem acompanhando os acontecimentos e também está preocupada. Isso é ser cidadã!

    ResponderExcluir
  3. wilson de salles silva21 de janeiro de 2011 às 10:57

    Muitíssimo interessante este processo de capina!
    Até então não conhecia outro modo além do manual.
    Além do benefício da não utilização do Roundup há a otimização de mão de obra o que permite a realização da capina de uma área muito maior em tempo mínimo, gostaria de saber maiores detalhes e de como comprar para sugerir tal pratica no município em que moro. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Wilson!
    O sistema apresentado nesta matéria foi desenvolvido na "Mecânica Precisa", oficina aqui de Bicas e esteve em testes por alguns meses. Infelizmente foi abandonada e retornaram com a capina química preocupados apenas com custos imediatos, esquecendo-se dos altos custos a longo prazo com despesas na saúde pública de toda população.
    Além do modelo apresentado, existem vários modelos de máquina para capina urbana mecanizada, é só consultar a internet.
    Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...