29 maio 2009

*PRÉ-CONFERÊNCIAS EM BICAS E GUARARÁ.

Abertura dos trabalhos. Palestra "Importância do protagonismo dos adolescentes".
É isso aí!
Ontem, dia 28 de maio, participei como palestrante de pré-conferências aqui em Bicas e no Município vizinho de Guarará. Trataram-se de reuniões preparatórias para a Conferência Regional da Criança e do Adolescente, que acontecerá aqui em Bicas na próxima segunda-feira, dia 1° de junho na Câmara Municipal de Bicas, onde se reunirão conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, profissionais da educação e da assistência social, além de CRIANÇAS E ADOLESCENTES, é claro! Numa iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bicas, optou-se pela realização de uma Conferência Regional, que contará com a participação de delegações dos Municípios de Guarará, Maripá de Minas, Pequeri e Bicas. Voltando às pré-conferências, foi mais uma maravilhosa experiência nas duas cidades poder debater com estudantes do ensino médio e adolescentes do programa Pró-Jovem. Em Guarará, pela manhã, o encontro foi com alunos do ensino médio da Escola Estadual, onde ao final, elegeram quinze representantes para a Conferência do dia 1°. Ao final do encontro, para minha grande alegria, os alunos pediram informações sobre como criar um Grêmio Estudantil na escola. Assumi compromisso de retornar para contribuir com a turma, se possível levando a galera do Grêmio Estudantil do Estadual de Bicas para ajudar. Em Bicas, à noite, o encontro foi com alunos também do ensino médio da Escola Estadual, com a direção do Grêmio Estudantil da mesma escola, com grande número de adolescentes do programa pró-jovem de Bicas e com educadores e adolescentes de Maripá de Minas, além de conselheiros de direitos e tutelares. Na Conferência Regional, as discussões discorrerão sobre cinco eixos temáticos. São eles: - criança e adolescente e os direitos humanos; - efetivação dos direitos; - enfrentamento da violação dos direitos; - participação efetiva de crianças e adolescentes nos espaços de elaboração das políticas; - gestão dos Direitos. Após amplo e rico debate nos dois encontros, percebi a importância de momentos como estes: grande oportunidade de participação da galera! Coincidentemente, este é o tema do 4° eixo temático – participação de crianças e adolescentes. Procurei enfatizar este ponto, sem deixar de apresentar os demais ou menosprezar a importância deles, mas percebo que as crianças e principalmente os adolescentes estão ávidos de poder participar, de emitir suas opiniões e de poder mudar o rumo das políticas de promoção e efetivação de seus direitos. Debater com essa galera é uma grande oportunidade de aprendizado. Saí destes dois encontros com esperança renovada, certo de que colheremos bons frutos na Conferência Regional. Em breve, publicarei os resultados.
Composição da mesa dos trabalhos. Representantes do Grêmio Estudantil do Escola Estadual Deputado Oliviera Souza.
Momento do debate.

Adolescentes do Programa Projovem, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Bicas.

Estudantes e representantes do Município de Maripá de Minas.

3 comentários:

  1. Valeu Amarildo obrigado pelo apoio continue sempre com a gente.

    Ramon IIº Tesoureiro do G.E.D.O.S.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Amarildo,peço-lhe que não pare com seus ideais vc meu amigo foi e sempre será o melhor vice prefeito que Bicas já teve em suas historia ninguem ate hoje atingiu este patamar eu sou fá de seu trabalho social! á cidade esta precisando de politicos assim chega de bla blas trabalho para se mostrar como o seu é o que importa para nós ! que deus o ilumine. Abraços do amigo e adimirador de boas causas Reginaldo Rosa funcionário da Prefeitura há 13 anos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela força, Reginaldo.
    Seu apoio e o de muitos amigos e amigas é que me estimulam a continuar.
    Quanto às crianças, adolescentes e juventude, sou "encantado" por eles e penso que se quisermos fazer as transformações que nosso país precisa, é preciso começar justamente por eles e aqui em nossa cidade, em nosso espaço de mudança.
    Procuro oferecer minha contribuição da melhor forma possível.
    Mesmo que nossos sonhos não se realizem plenamente, terei a certeza de que fiz a minha parte com o mesmo ideal e com a mesma dedicação de sempre.
    Enquanto houver "encantamento", seguirei trabalhando!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...