24 maio 2009

*1° SIMPÓSIO DA SAÚDE EM BICAS - PALESTRAS DA TARDE.

Secretária de Saúde Terezinha Lanini, Palestrantes e Médicos dos PSF's de Bicas.
Dando prosseguimento ao 1° Simpósio de Saúde, além da apresentação oficial do trabalho que realizei em Bicas, aconteceram excelentes e esclarecedoras palestras de médicos e professores da faculdade de medicina da UFJF. Na parte da manhã, abri o Simpósio apresentando os resultados do “Levantamento de Portadores de Câncer em Bicas”, relatado em matéria que apresentei anteriormente.
Dr. Maximiliano.
Na parte da tarde, Dr. Maximiliano Ribeiro Guerra, Médico Epidemiologista do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF apresentou sua palestra com o tema “Ocorrência do Câncer no Brasil e seus Fatores de Risco”. Discorreu sobre os aspectos epidemiológicos e etiológicos, incidência e número de casos novos. Mostrou a importância e o impacto positivo na adoção de estratégias de prevenção primária. Explicou também sobre a “incidência” – número de casos novos; “mortalidade” - número de óbitos, desfecho ou impacto do câncer; “prevalência” - número de pessoas vivas com a doença, onde se faz necessário um planejamento parcial em saúde, com a provável relevância para os diferentes estágios da terapia, exemplos: 1º ano – terapêutica inicial; 3° ano – seguimento clínico e 5° ano – cura; e “Sobrevida” - tempo entre o diagnóstico e a ocorrência de um evento.
Dra. Jane.
Em seguida, Drª. Jane Rocha Duarte Cintra, Médica Oncologista, apresentou sua palestra tendo como tema a “Prevenção dos Principais Tipos de Câncer”. Falou da importância de orientações educativas para ampliar o conhecimento da população sobre saúde. Do desenvolvimento de atividades para promoção de saúde de cada indivíduo, exemplificando algumas maneiras de como evitar a exposição a fatores de risco. Enfatizou que o desenvolvimento de projetos de educação para a saúde é a melhor opção para prevenção demonstrando ser fundamental o estímulo a hábitos saudáveis no estilo de vida para toda população, proporcionando bem estar físico e mental. Disse que a prevenção é possível visto que poucos cânceres são de origem hereditária. A maioria dos fatores de risco é de origem ambiental, portanto evitável. Acredita que a exposição repetida e prolongada a agentes carcinógenos seja a maior causa de câncer. Falou também das medidas de prevenção: - Primárias: Evitando a doença – EDUCATIVA. Lembrou que as principais ações da prevenção primária são a redução a exposição solar e o estímulo do uso de protetores solares; a redução da exposição à carcinógenos no ambiente de trabalho; a redução do consumo de álcool e tabaco e o estímulo ao consumo de dietas saudáveis. - Secundárias: Diagnosticando precocemente - FASE ASSINTOMÁTICA. A prevenção secundária tem como principal objetivo o diagnóstico precoce da doença, enfatizando que a prevenção primária e secundária associadas são capazes de reduzir em 15% a mortalidade por câncer. - Terciárias:
Tratamento e reabilitação. A prevenção terciária se constitui no tratamento, na reabilitação primando pela qualidade de vida.
Dra. Tereza Cristina.

Fechando o evento com chave de ouro, a Drª. Tereza Cristina, Mestra em Saúde Brasileira e Oncologista Infantil, abordou o tema “Ocorrência de Câncer Infantil no Brasil”. De forma bastante envolvente, despertou a atenção de todos mostrando a dificuldade de se identificar o problema em crianças, apresentando sua palestra fundamentada no relato de seu dia a dia no trabalho com as crianças que acompanha, mostrando realidades distintas e explicando os tipos de câncer infantil de maior incidência, de como fazer o diagnóstico precoce, fator que aumenta bastante a perspectiva de cura. No final do dia, percebi a satisfação em todos os presentes e a certeza de grande aprendizado, graças principalmente aos palestrantes que souberam abordar de forma envolvente um tema tão difícil. Ficou em todos nós, a certeza do dever cumprido e a esperança de colhermos bons frutos de todo o trabalho realizado. Aproveito o ensejo para agradecer a Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Saúde, Sra. Terezinha Lanini, que se empenhou ao máximo na organização do evento, aos agentes de saúde e de todos os funcionários do PSF que souberam reconhecer a importância do tema, participando do início ao fim do evento de forma efetiva, aos palestrantes Dr. Max, Dra. Jane e Dra. Tereza Cristina que trouxeram grande gama de conhecimentos a todos os presentes e, por fim, a todas as pessoas que entenderam a importância do momento e valorizaram todo nosso trabalho com suas presenças. A todos, muito obrigado. Sigamos em frente!

Simpósio contou com a presença de grande público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...