sexta-feira, 2 de novembro de 2012

* VI EXPOARTE DO CENTRO EDUCACIONAL AQUARELA: "BICAS DE OUTRORA, BICAS DE AGORA".


Belíssimo desenho de Carlos Antônio. É o Carlos da Nossa FM apresentando mais um de seus dons artísticos.

A belíssima maquete do artista Octacílio, "in memórian", ajudou a resgatar a história da ferrovia em Bicas.

O Centro Educacional Aquarela realizou entre os dias 30 de outubro e 1° de novembro a VI EXPOARTE com o tema “Bicas de outrora, Bicas de agora...”
A belíssima exposição envolveu alunos e professores numa grandiosa pesquisa, resultando numa exposição dividida em cinco salas temáticas, onde os alunos apresentaram seus temas com desenvoltura e conhecimento.
Foi emocionante ver a história de Bicas retratada em maravilhosos trabalhos, além de maquetes de prédios históricos retratadas com uma riqueza de detalhes que impressionaram a todos os presentes.
No meu caso, em especial, foi maravilhoso ver o resultado da pesquisa dos alunos resgatando a história da Ferrovia em Bicas, principalmente se levarmos em consideração que nenhum deles teve a oportunidade de ver o trem circulando pelas ruas de nossa cidade. Maravilhoso também foi contemplar a emocionante apresentação das crianças interpretando “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, que também teve uma rápida, mas importante passagem pela história de Bicas, onde em sua infância morou por um breve período.
Também de grande importância foram os trabalhos contando a história dos empresários biquenses, enaltecendo a grande contribuição destes para o desenvolvimento de nossa cidade, além de também resgatar a história de empresas e empresários do passado que também foram muito importantes para que nosso Município chegasse aos dias de hoje fortalecido regionalmente.
Esporte, Cultura e Lazer não foram esquecidos, com trabalhos e maquetes contando a história de nossos clubes sociais e esportivos, dos carnavais biquenses e de nossa maior festa, a Exposição Agropecuária, além de lembrarem da grande importância dos imigrantes para o desenvolvimento de Bicas e região. 
A VI EXPOARTE foi assim dividida:
Na sala 01, o tema foi “Bicas – Retalhos de Memória”, a cargo dos alunos do 4° e 5° ano;
Na sala 02, o tema foi “Bicas de Outrora”, a cargo dos alunos do Maternal II e 2° ano;
Na sala 03, o tema foi “A cidade, bairros e ruas de Bicas”, a cargo dos alunos do Maternal I e 1° ano;
Na sala 04, o tema foi “Alguns dos empresários que engrandecem nossa querida Bicas”, a cargo do 2° período e
Na sala 05, o tema foi “Esporte, cultura e lazer de Bicas”, a cargo dos alunos do 1° período e 3° ano.
Agradeço de coração ao carinhoso convite do Centro Educacional Aquarela para participar e contemplar a VI EXPOARTE, sem dúvida um grandioso e belíssimo evento cultural.


Antigas ferramentas e utensílios utilizados por ferroviários biquenses.








Um raro exemplar do uniforme dos alunos do Centro de Formação Profissional - SENAI de Bicas também estava exposto na Exposição Cultural.





O carnaval biquense, suas escolas de samba e blocos também foram lembrados pelos alunos.









Sob a regência da Professora Sofhia, os pequeninos alunos cantaram o Hino Nacional e o Hino de Bicas, além de apresentarem o novo Hino do Centro Educacional Aquarela.


Na regência da Professora Flávia, alunos apresentam uma belíssima interpretação de "Trenzinho Caipira", de Heitor Villa-Lobos.



Maquetes retrataram com extrema perfeição prédios históricos de Bicas.


A importância dos imigrantes para o desenvolvimento de nossa região não foi esquecida pelos alunos da "Aquarela" na VI EXPOARTE.


Outra bela Maquete retrata a Praça São José, em foto do Arrail das Tabôas datada de 1900.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...