Esta é a máquina de aplicação do ROUNDUP (aqui, pulverizando o herbicida no cemitério municipal)
Pois é!
O COMDURB - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Bicas se reuniu com o Prefeito Honorio de Oliveira para discutir o fim da capina química com o uso do ROUNDUP NA. A proposta do Conselho é a revogação da Lei 1.264/2006 e o fim da capina química em Bicas.
Inicialmente, foram apresentadas todas as razões que motivaram a decisão do Conselho para, em seguida, o Prefeito expor suas justificativas e os motivos que o levam a insistir na necessidade, ao seu entender, de continuar usando o ROUNDUP, mesmo que temporariamente, como ele mesmo afirmou. Admitiu que o sistema não seja o ideal ou correto, dizendo que se tivesse outra alternativa viável ele nunca teria adotado o ROUNDUP. Disse já ter diminuído bastante a aplicação, concentrando-se apenas nas ruas mais afastadas e de menor movimento, onde a vegetação cresce mais rápido e o problema é maior. Falou do grande problema enfrentado pelos municípios pequenos, onde 70 a 75% de suas ruas são calçadas com pés de moleque ou paralelepípedos, motivando o rápido aparecimento de mato, dando um aspecto de sujeira e abandono. Alegou também que mesmo que se monte uma equipe com vinte homens, o número de ruas a serem limpas e a quantidade de serviço é tão grande que, antes de se limpar a metade das ruas, as primeiras que foram limpas já estarão totalmente sujas e os moradores já estarão reclamando. Alegou também a questão da falta de mão de obra, pois se trata de um tipo de serviço que poucos se dispõem a executar. Disse estar desenvolvendo alguns recursos que podem diminuir o problema, como aplicar camada asfáltica nos cantos das ruas (onde o problema do crescimento de vegetação é maior). Por fim, disse ao Conselho que pretende parar de aplicar o ROUNDUP até o fim deste ano.
Terminada a reunião após ouvir as razões e justificativas do Prefeito, o Conselho volta a se reunir na próxima quinta-feira, dia 18 de março, às 17:30, na sala de reuniões da secretaria municipal de assistência social, ao lado do conselho tutelar. Nesta reunião, definiremos qual encaminhamento será dado ao problema. As reuniões do conselho são abertas ao público. Caso você, leitor e leitora se interesse pelo assunto, lembro que você pode participar da reunião. É muito importante para nós conhecermos sua opinião sobre o problema.
Apesar de conhecer todas as razões e motivos apresentados pelo Prefeito, mantenho minha posição pelo fim da capina química. Insisto tratar-se de caso de saúde pública de extrema gravidade e que este item deve prevalecer sobre qualquer outro, mas por defender e respeitar o diálogo, aguardarei a decisão do Conselho para depois pensar em novos encaminhamentos.
Estou nesta luta desde janeiro de 2008 e o que eu esperava mesmo é poder estar anunciando aqui o fim do ROUNDUP em Bicas, mas percebo que este dia está perto.
Neste dia, o meio ambiente agradecerá e todos nós poderemos respirar aliviados.
Em breve, publicarei novas notícias.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário