Um dos prédios mais tradicionais, de grande importância
cultural e histórica de nossa cidade está fazendo aniversário! A antiga Estação
Ferroviária de Bicas, atual rodoviária da cidade completa no próximo dia 13 de
maio 132 anos de existência. Inaugurada em 1879 pela Cia. União Mineira, e
incorporada, com a linha, pela Estrada de ferro Leopoldina – E.F.L. – em 1884,
o prédio é sem dúvida uma das mais belas edificações de Bicas. Na linha que
passava por Bicas rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos
anos 1970, e foi suprimida oficialmente somente em 1994.
Hoje, além da rodoviária, lá também funcionam a loja de
artesanato da Art’Bicas – Associação dos artesãos Biquenses e o Memorial do
Ferroviário Biquense, que abriga belíssimas peças, fotos, pinturas e documentos
que mantêm viva a história da ferrovia em Bicas.
Como prova do valor histórico e cultural da Estação
Ferroviária de Bicas, apresento um trecho do Diário de Dom Pedro II, vol. 25, de
27 de abril de 1881(aª fa), copiado de José Carlos Barroso – Cessão Marcus
Granado). Dom Pedro II andou na União Mineira passando por Bicas,
em 1881:
-"(...) 5 ½ Acordei. Vou ler. Saio às 7h. Caminho
conhecido até Serraria. Cheguei às 8 ¾ a Juiz de Fora. A cidade tem aumentado
muito. Bela avenida com bonitas casas que devem arborizar. Almocei numa destas
que é do Barão de Cataguazes. Partida do trem às 11h 10'. Nada de novo até
Serraria. Aí entramos no trem da estrada de ferro da União Mineira. Percorremos
84km até o arraial - vila ainda não instalada de S. João de Nepomuceno. A
estrada para subir parte da serra do Macuco tem 2 ziguezagues com plataformas.
Tem 7 estações pequenas porém bem construídas conforme a aparência. Vista muito
bela assim como mato viçoso de Bicas para diante. Descobre-se amplo vale
fechado por altas montanhas, e perto de S. João avista-se a alta serra do
descoberto de contorno original. Grande número de quilômetros a começar da
Serraria passa a estrada por fazendas de café muito bem plantadas e algumas com
casas feitas com bom gosto. Há interrupção de terras tão boas para voltarem
estas. Vim conversando com o engenheiro Betim cuja direção inteligente e ativa
revela-se no modo porque a estrada foi construída e tendo trilhos de aço, e com
o desembargador Pedro de Alcântara Cerqueira Leite a cuja influência se deve
sobretudo a estrada que é de bitola de um metro. (...)"
Fonte: site Estações
Ferroviárias do Brasil, de Ralfh Mennucci Giesbrecht
.
Infelizmente a importante data parece desconhecida por
aqueles que deveriam render-lhe homenagens e, mais que isso, tratá-la com mais
carinho e mais respeito. Um patrimônio desta envergadura é digno de uma grande
festa, mas, ao invés disto, percebe-se que o prédio começa a apresentar sinais
da falta de cuidado e de manutenção. Por sua história e pela importância da
ferrovia em nossa cidade, a antiga Estação Ferroviária - hoje Terminal
Rodoviário José Croce - precisa da sensibilidade e atenção da secretaria de municipal
de cultura. Ela realmente merece maior atenção da prefeitura!
Presto minhas homenagens à nossa belíssima Estação
Ferroviária fazendo uma das coisas que mais gosto: fotografar!
E com estas fotos, trago meus votos de “PARABÉNS”!
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