28 maio 2010

*OS 15 ANOS DE CLARA.

No último dia 23, familiares e amigos se reuniram em Saquarema - RJ para festejar os 15 anos de minha querida sobrinha Clara, filha de minha irmã Marly e de Wilson. Na oportunidade, comemoramos também as bodas de ouro de meus pais José Carlos e Lydia, quando lhes presenteei com um exemplar de n° 1.531 do Jornal O Município, datado de 22 de maio de 1960, gentilmente cedido pelo meu grande amigo Veiguinha. Deu pra ver a emoção estampada no rosto deles!
Aos meus queridos pais e a Clarinha, desejo muitas felicidades. É muito bom poder estar com todos vocês. Amo essa família maravilhosa! 
Ao Veiguinha e a toda a família do Jornal O Município, minha sincera gratidão por terem me proporcionado este momento tão especial. 
 Momento da entrega do jornal. José Carlos e Lydia entre filhos e netos.

Marly, Wilson, a aniversariante Clara e Manoela.

 Um intruso na festa.

José Carlos e Lydia, filhos e "agregados".

Clara, com seus pais e avós.

 Clara, amigas e amigos.
Oops! Tem pretendente no meio!
 .

26 maio 2010

*PATRIMÔNIO HISTÓRICO.


Num momento onde o tema “preservação do patrimônio histórico” tem norteado as atuais administrações públicas, especialmente aqui em Minas Gerais, fui agraciado com belos presentes: O primeiro, recebido do amigo Saturnino, uma foto sua no “monumento da andorinha”, obra do Mestre Ataíde que existia na Praça Milled Abdo e que infelizmente já não existe mais.


O segundo presente, recebido da família Marôco Moreto, fotos da família no monumento existente próximo a onde hoje se situa a garagem da Viação Santos.
Trata-se do "marco inaugural da MG-116 (hoje BR-267)", este ainda intacto, apesar do claro estado de abandono. Assim que recebi este presente, procurei o Secretário de Cultura do Município, Sr. Alex Mendes, recebendo dele uma grande notícia: o monumento passará por reforma e fará parte do complexo “Portal oficial de entrada da cidade”.
Numa das fotos, vê-se a placa de grande valor histórico - hoje sumida e que precisa ser refeita - com os seguintes dizeres:
RODOVIA MG 116
Pavimentação asfáltica do trecho Juiz de Fora – Bicas
Obra do orçamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais
Sendo Diretor Geral o Eng.° Eliseu Resende
Governador do Estado o Exmo. Sr. Dr. José de Magalhães Pinto
Inaugurada em  26 de agosto de 1965

É isso aí! Tem que preservar!
Para contribuir com a reforma e preservação de nosso patrimônio histórico, segue abaixo as fotos. É aguardar e ver o resultado!







19 maio 2010

* SKATE: BIELZIM FATURA MAIS UM TÍTULO EM BICAS!

 Deu Bielzim de novo no 3° Campeonato Electric Skate de Bicas, no Bicas Skatepark.

Show de Juninho "Suicida", de São João Nepomuceno.

Essa turminha tornou a festa mais bonita!

Felipim, de Bicas, também deu seu show!

 Leozim e Marcelo entregam o troféu ao Bielzim. 
Mais um pra coleção!

 A galera prestigiou o evento!

12 maio 2010

*ANVISA EMITE PARECER FINAL SOBRE A CAPINA QUÍMICA EM CIDADES BRASILEIRAS.


ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Parecer Final sobre a capina química em área urbana nos Municípios Brasileiros.

Normas municipais ou estaduais não podem se contrapor à norma federal. A prática da capina química em área urbana não está autorizada pela ANVISA ou por qualquer outro órgão, não havendo nenhum agrotóxico registrado para tal finalidade em todo o território nacional. Uma Nota sobre o uso de agrotóxicos em áreas urbanas pode ser consultada no endereço eletrônico:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/cd45cf0041417f9ca7d5f7230a0729a7/nota+t%C3%A9cnica+agro.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0.

Segundo o Art. 15 da Lei de Agrotóxicos e Afins nº 7.802, de 11/07/89, aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar, prestar serviço, der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente estará sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.

Essa prática também pode ser enquadrada no Art. 56 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605, de 12/02/98, o qual estabelece uma pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa para quem usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com o estabelecido em leis ou regulamentos.

Portanto, as prefeituras que a praticam estão atuando na ilegalidade.

 Já encaminhamos denúncias sobre este item ao Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente do Ministério Público dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Atenciosamente,

Gerência Geral de Toxicologia – GGTOX
 ANVISA





07 maio 2010

*BICAS RECEBE SEU "MEMORIAL DO FERROVIÁRIO".


Abrindo os festejos do dia 1° de maio, dia do trabalhador, a Prefeitura de Bicas inaugurou o "Memorial do Ferroviário", localizado nas dependências da rodoviária municipal, antiga estação ferroviária de Bicas.
Num cuidadoso e bem elaborado trabalho realizado pela historiadora Rosália Mayrink Corrêa, os visitantes podem agora conhecer um pouco da história da ferrovia em nossa cidade, mola mestra para o nascimento e o desenvolvimento de Bicas.
São livros, peças, ferramentas, fotos e pinturas que nos remetem aos tempos em que a velha Maria-Fumaça desfilava sua elegância pelos trilhos que cortavam as ruas da cidade, que o apito das oficinas era a referência do horário de todos os trabalhadores biquenses e que o SENAI formava novos e qualificados profissionais para nossa indústria.
Foi realmente sensacional ver ferroviários hoje aposentados e seus familiares apreciarem as peças e todo o material exposto, trazendo a nostalgia dos bons tempos vendo-se grande emoção estampada no rosto de todos os visitantes.
Como possivelmente o último ferroviário remanescente da antiga RFFSA, eu não podia ficar de fora deste maravilhoso evento e curtir a emoção dos veteranos.
Parabéns a Secretaria Municipal de Cultura pelo resgate de nossa história.
Da esquerda para a direita, de pé, os ferroviários Haroldinho, Brandão, Luiz Antônio, Vicente Cunha, Magela, Carreiro, Osvaldinho, Vicente Rossi, Sebastião Aquino, José de Melo, Arnaldo, Chicão, Tuim, Olympio, Zenoni, Maury, Honorio e Carlos Augusto.
Agachados: Edilson Capota, Nem Cunha, Amarildo Mayrink, Zequinha e Homero Cândido.
.

06 maio 2010

*94 ANOS DO JORNAL "O MUNICÍPIO".


No dia 29 de abril, participei de uma importante comemoração: os 94 anos do jornal “O Município”.
Todo ano, nesta data, a família Veiga recebe os amigos para uma comemoração e aquele tradicional bate-papo.
São 94 anos divulgando nossa cidade e o que acontece nela! E isso merece ser festejado!
Quantas histórias já foram contadas, quantos momentos marcantes na vida de nossa cidade e de seus cidadãos foram registrados nestas páginas. A organização do jornal é tanta que podemos pesquisar todos os números já publicados em seus arquivos. Foi assim, por exemplo, que encontrei as publicações do casamento de meus pais e do meu nascimento.
Mas na medida em que se aproximam os 100 anos de aniversário, percebe-se em todos grande expectativa. Não tenho dúvida de que acontecerão grandes homenagens. O jornal “O Município” merece uma festa digna.
Sem dúvida um grande jornal!
Parabéns a toda a família Veiga!
Familiares e amigos em momentos de comemoração e confraternização.
.

03 maio 2010

*PALESTRA SOBRE O DIA DO TRABALHO PARA AS CRIANÇAS DO DR. MATEUS. MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA!

.

Mais uma maravilhosa experiência a palestra que fiz para as crianças da Escola Municipal Dr. Mateus Monteiro da Silva na tarde do dia 30 de abril. Atendendo ao convite da Professora Hélia de Jorge Oliveira, a proposta era falar sobre o dia do trabalhador relatando para as crianças minha história e trajetória de trabalho.

Porém, antes da palestra, fomos brindados pela apresentação da fábula “A Cigarra e a Formiga”, interpretada pelos alunos do 3ª ano, mostrando a todos a importância de cada um em cada tipo de trabalho que podemos desempenhar.

É sempre uma experiência fantástica falar para as crianças, pois sabemos que elas são desprovidas e libertas de sentimentos próprios dos adultos como vergonha ou interesse sendo sempre autênticas, sem medo de falar a verdade sobre o que sentem ou pensam. E no Dr. Mateus não foi diferente! A criançada realmente participou da palestra, foi parte integrante! Questionou, debateu, enfim, foi extremamente gratificante falar para elas, falar com elas! Mais gostoso ainda foi ver a atenção daquela turminha, que viajou no tempo! No meu tempo, na minha história! Feliz daqueles que tem história de vida e de trabalho pra contar!

E posso afirmar: Eu sou muito feliz!

Obrigado a Professora Hélia pelo convite. Agradeço também a Diretora Patrícia de Oliveira Guarnieri e a todo o corpo docente e demais funcionários do Dr. Mateus, mas principalmente a toda a criançada. Foi sensacional falar pra vocês!

Já estou esperando pelo próximo convite, valeu!

Momentos da apresentação da fábula "A Cigarra e a Formiga".
Acompanhei tudo bem de pertinho, no meio da galerinha do Dr. Mateus.
Momento de verdadeira "negociação trabalhista" entre a cigarra e a fomiga. Essa criaçada é fantástica!
Professora Hélia de Jorge Oliveira, a quem agradeço pela maravilhosa oportunidade.
Foi extremamente gratificante observar a atenção da criançada, que participou ativamente da palestra.
A melhor de todas as homenagens!
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...