Novas oportunidades de crescimento. Novas amizades. Novos conhecimentos...
Recomendado pelo Coordenador de Prevenção e Vigilância do Câncer do INCA, Dr. Cláudio Pompeiano Noronha, na última quinta-feira, dia 30 de abril, apresentei meu trabalho à Dra. Maria Tereza Bustamante Teixeira, Coordenadora do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde – NATES e Professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFJF.
Durante algumas horas, tive a oportunidade de conversar com uma pessoa de grande capacidade e conhecimento técnico na área de treinamento e estudos em saúde. Foi realmente gratificante perceber seu entusiasmo com o trabalho apresentado.
O melhor de tudo isso foi saber que deste encontro, surgiu a possibilidade de uma parceria entre o Núcleo de Assessoria que Maria Tereza coordena e a Secretaria Municipal de Saúde de Bicas para troca de informações que venham a possibilitar um maior controle e acompanhamento dos casos da doença em nossa cidade. Disse também que irá estudar a possibilidade do envio de um grupo da UFJF para a realização de palestras e capacitação de nossos agentes de saúde.
Ficou feliz de saber que o Município de Bicas geograficamente possui 100% de suas casas atendidas pelos Agentes Comunitários de Saúde, algo inédito em nossa região.
Neste encontro, além da apresentação dos resultados do levantamento propriamente dito, tivemos também a oportunidade de debater a pesquisa que venho realizando em quatro frentes com indícios de serem possíveis motivadores ou de estarem contribuindo para os números apresentados:
- a água consumida pela população biquense;
- as antenas de telefonia celular;
- a antiga extração de caulim de Bicas;
- a capina química das ruas de nossa cidade.
Comprometi-me de enviar a ela todas as informações e resultados desta pesquisa.
Deu realmente muito trabalho realizar este levantamento, mas só o trabalho nos oferece oportunidades como esta.
Sigamos em frente...
Parabéns, Amarildo, pelo excelente trabalho realizado em nossa cidade. Concerteza você irá muito além, pois garra é uma das coisas que não lhe falta. São pessoas assim como você que Bicas precisa!
ResponderExcluir