Vivendo uma fase de novas e grandes experiências, de conquistas e de boas notícias, fui contemplado com uma vaga no “Curso de Atualização dos Mecanismos de Controle Público; Uma Visão Crítica”, do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, por meio de Educação a Distância da UFMG, voltado para conselheiros nacionais, estaduais e municipais.
O Programa, idealizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da articulação entre o Projeto Democracia Participativa (PRODEP), o Projeto República e o Centro de Referência do Interesse Público (CRIP), e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) - e surgiu da necessidade de consolidar e sistematizar o conhecimento a respeito da participação social no âmbito do governo federal.
O objetivo do Programa é contribuir para a formação qualificada de conselheiros dos Conselhos Nacionais de políticas públicas, de gestores e técnicos do governo federal que trabalham com instituições participativas e de representantes de organizações da sociedade civil de abrangência nacional e criar um espaço de reflexão e troca de experiências relacionadas à participação social e à democratização da gestão do Estado.
Temas de grande importância farão parte deste curso. São eles:
- Introdução dos conceitos e noções fundamentais relativos à análise de políticas públicas e a distinção entre as dimensões do Estado e do governo.
- Teorias e experiências sobre as relações entre Estado e Sociedade. Diferentes experiências de gestão pública.
- Debate entre democracia representativa e democracia participativa. Novos processos de formulação de políticas públicas, que envolvem mobilização, redes de participação e controle social como elementos centrais.
- Processos que incluem os excluídos como protagonistas na ampliação da gramática social e na incorporação de novos atores e novos temas na política.
- Mecanismos existentes de controle público e seus limites e potencialidades.
Às vezes, posso parecer repetitivo em falar de trabalho, mas só o trabalho pode trazer grandes e excelentes surpresas como essas.
Como diria meu amigo Zé Arnaldo: “vida que segue”.
Parabéns!!! É sempre bom viver novas experiências, principalmente vc que é uma pessoa dinâmica.
ResponderExcluir