Enfim terminei o grande ciclo de
palestras e encontros com as
crianças e adolescentes das escolas de nosso
município tendo com tema "Um dia o Trem de Ferro passou por aqui, assim nasceu Bicas", em preparação para a grande festa de "140 anos de nossa Estação Ferroviária e de
história da ferrovia em Bicas”.
Foram quatro semanas de encontros,
22 palestras ilustradas pela apresentação de belas fotos em 12 escolas de
Bicas, onde conversei com mais de 1.500 alunos levando-os a uma verdadeira
viagem no tempo.
Voltamos ao período do “Ciclo do
Café” que trouxe grande riqueza e desenvolvimento para nossa região, sendo o
principal motivador da construção da ferrovia na Zona da Mata Mineira.
Ao importante encontro de grandes
fazendeiros da região que decidiu pela construção do primeiro trecho de
ferrovia entre Serraria e São João Nepomuceno, que a princípio deveria passar
por Mar de Espanha e pela Villa do Espírito Santo (Guarará), mas que, devido
aos obstáculos naturais que deveriam ser vencidos para passar por estas
localidades e levando em conta a grande economia de recursos, veio passar pela
Villa de São Pedro (Pequeri) e pela “localidade
conhecida como Taboas”, sendo nelas construídas duas estações.
Oportunidade de destacar a fundamental decisão
do engenheiro construtor Pedro Betim Paes Leme em “dar à nossa estação o nome de Bicas” - por sua proximidade a Serra das Bicas - decisão esta que deu início
ao processo de desenvolvimento, especialmente por ser construída também ali uma
importante Oficina Ferroviária.
Grande oportunidade de mostrar
para os estudantes biquenses o quanto estas decisões foram fundamentais para o
importante processo de emancipação de nossa cidade.
O Município de Bicas nasceu da
ferrovia! Isso é inegável!
Foi também oportunidade de mostrar a eles a extraordinária
capacidade técnica dos ferroviários biquenses, conhecidos como “os artistas da
ferrovia”. Falar de grandes salvamentos realizados pela nossa “Equipe
de Socorro”; da reconstrução de Locomotivas; do belíssimo trabalho realizado no
projeto e na construção da “Locomotiva Dondoca”.
Por fim, nestes encontros nossos estudantes também puderam
conhecer a história de mestre Athaide R. Dutra de Morais, artista autor do belo “Monumento ao
Operário Biquense”,
que compõe junto à nossa antiga
Estação Ferroviária um belíssimo Patrimônio Histórico.
Lembramos também de momentos
tristes: o último trem; o fechamento de nossas oficinas; a infeliz decisão de
destruir tudo; de “literalmente ir atrás”
da Locomotiva Dondoca sonhando trazê-la de volta a Bicas e descobrir que ela
não existia mais.
Enfim, vivi nestes dias o particular
e espetacular momento de resgatar a parte mais importante da história de nossa
cidade: a FERROVIA E NOSSA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA!
A existência de nossa cidade se deve a ela!
A existência de nossa cidade se deve a ela!
Agradeço às diretoras,
supervisoras e professoras de todas as escolas indistintamente pelo carinho com
que me receberam.
Por fim, um agradecimento muito,
mas muito especial mesmo a cada um dos mais de 1.500 alunos que participaram
ativamente destes encontros com extrema atenção, com observações espetaculares
e perguntas que comprovaram o quanto estiveram interessados e envolvidos com o
tema.
Posso garantir que os desfiles do
“7 de setembro temático” deste ano reservam
grandes surpresas!
IMPERDÍVEL!!!
140 anos de nossa Estação e da Ferrovia em Bicas! Que venham as comemorações!
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