27 junho 2012

* BRILHANTE VITÓRIA DE ALONSO.



Correndo em Valência, o espanhol Fernando Alonso da Ferrari brilhou mais uma vez no Grande Prêmio da Europa de Formula 1, no último domingo, dia 23 e venceu em casa levando a torcida ao delírio, assumindo a liderança do campeonato. "É difícil expressar em palavras o sentimento de vencer uma corrida em casa. Em termos de emoção, esta talvez tenha sido a minha melhor vitória", afirmou o espanhol.
Ao exibir um belíssimo repertório de ultrapassagens e contar com a sorte após o abandono de Vettel, da Red Bull, com problemas mecânicos na parte final da corrida, Alonso ganhou nada menos do que dez posições durante a corrida e venceu o GP de forma espetacular.
Alonso é o primeiro piloto a conseguir duas vitórias na atual temporada de Fórmula 1 e lidera o mundial. Kimi Raikkonen, da Lotus e um festejado Michael Schumacher, da Mercedes completaram o pódio.
Mesmo depois de se envolver em um acidente onde foi considerado culpado pela direção de prova, Bruno Senna, da Williams terminou a corrida em 10°, após a punição sofrida por seu companheiro de equipe Maldonado. Mais uma vez Felipe Massa decepcionou ao chegar em 16°, vendo seu companheiro de equipe vencer a corrida. Sua situação fica cada vez mais complicada na categoria.
Com a vitória de Alonso em Valência, o piloto da Ferrari subiu para 111 pontos, 20 a mais que Mark Webber, da Red Bull, o segundo na tabela, sendo a primeira vez em oito provas que um piloto conseguiu vencer de novo em 2012.  
A próxima etapa da F-1 será no GP da Inglaterra, daqui a duas semanas, no dia 8 de julho.

16 junho 2012

* PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2012 - GALERA DO ESTADUAL PARTICIPA E MAIS UMA VEZ ESTAMOS JUNTOS.


Um dos encontros para estudos com os alunos participantes deste ano.
No último mês de abril, recebi mais um convite da Diretora da Escola Estadual Deputado Oliveira Souza Rita de Cássia Alhadas Leite para dar apoio aos alunos Danilo, Bianca, Otávio, Pâmela e Júlio na elaboração de um projeto de lei que irá concorrer na VI edição do Parlamento Jovem Brasileiro – PJB que será realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 24 a 28 de setembro deste ano.
O programa tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, através da participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.
Depois de um primeiro contato com os alunos, demos início a um calendário de encontros para o desenvolvimento de uma nova proposta, digo nova porque está é a segunda vez que alunos do estadual irão participar deste concurso. Na primeira vez, em 2009, nosso projeto foi selecionado e a aluna Priscila foi escolhida para defender a proposta em Brasília.
Contando com total apoio da Diretora Rita e da vice-diretora Margareth Ferreira Rocha Oliveira, deste grupo de estudantes surgiu mais uma bela proposta onde, como sempre, auxiliei os estudantes nas questões de técnica legislativa dando total liberdade criativa aos alunos, que desenvolveram uma proposta inteiramente deles. Como em 2009, posso garantir que o resultado do trabalho foi sensacional.
O tema escolhido pelos alunos foi "MEIO AMBIENTE E TURISMO", através da elaboração de uma proposta de lei que consiste “no desenvolvimento a nível Nacional de Programa de Ações de preservação e proteção do Meio Ambiente em todas as modalidades de exploração de recursos turísticos naturais, arquitetônicos, esportivos, culturais e artísticos, através de atividades a serem desenvolvidas com o objetivo de estimular, educar e conscientizar todos os usuários dos recursos turísticos em todas as suas modalidades e expressões no Território Nacional a preservar e proteger o Meio Ambiente, sempre adequada à fonte turística explorada nas modalidades:
I - Naturais, como parques, serras, reservas ecológicas e similares, praias, balneários e demais áreas de recursos hídricos com fins turísticos; 
II - Culturais e Artísticas, como patrimônios culturais, eventos musicais e artísticos em área aberta ou fechada, cinema, teatro e demais eventos de expressão artística, convenções e festas típicas;  
III – Arquitetônicas, como monumentos e patrimônios arquitetônicos, prédios e logradouros tombados pelo Patrimônio Histórico; 
 IV - Eventos Esportivos, como estádios, ginásios poliesportivos, autódromos, arenas e piscinas olímpicas.”
.
A seguir, a justificativa do Projeto de Lei dos estudantes biquenses:
“Como justificativa para a elaboração deste Projeto de Lei, trazemos os seguintes questionamentos: O meio ambiente é tão importante. Precisamos tanto dele.
- Então porque o estamos destruindo?
- Por que só nos importamos com o tema quando enfrentamos situações críticas - em especial, desastres ambientais e catástrofes proporcionadas pela reação da natureza - graças justamente a todo o tipo de degradação e de agressão ao meio ambiente?
- Será que é realmente necessário para o ser humano passar por estas situações para prestarmos mais atenção e refletirmos sobre o tema?
- Existem tantas áreas destinadas à preservação do meio ambiente, citando como exemplo os parques nacionais, mas será que só isso basta?
- Será possível darmos um sinal de alerta realizando ações concretas e campanhas de preservação ambiental agregadas a todas as fontes de exploração de recursos turísticos no Brasil?
Quando começamos a elaborar o projeto de lei, pensamos no cenário nacional atual, onde teremos pela frente grandes eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas, sem contar os eventos secundários e paralelos a estes, todos de vulto internacional, fortalecendo o turismo no Brasil.
Com estes eventos acontecendo, conseqüentemente nosso País receberá muitos turistas estrangeiros que, além de participar dos eventos, aproveitarão a oportunidade para conhecer melhor as belezas e encantos naturais, arquitetônicos e culturais do Brasil.
Turismo significa a oportunidade de atrair pessoas. Atrair pessoas significa a oportunidade de explorar um maravilhoso campo para a conscientização de todos da importância de se preservar o meio ambiente.
Nestes termos, esta Lei vem de encontro ao anseio mundial que é a preservação do meio ambiente, tema que há bom tempo vem monopolizando a atenção de todos.
Resolvemos então unir os dois temas: Turismo e Meio Ambiente, temas centrais deste Projeto de Lei que visa desenvolver em todos os espaços e recursos turísticos naturais, culturais e artísticos, arquitetônicos e no campo esportivo, programa de ações que contribuam efetivamente para a defesa do meio ambiente, seja no campo de ações concretas ou educativas visando conscientizar a todos os turistas – brasileiros e estrangeiros e a toda a população em geral.
O objetivo central é proporcionar melhor aproveitamento dos recursos turísticos, tanto naturais quanto culturais. As cidades continuarão a colher os benefícios proporcionados pela exploração ordenada e ecologicamente correta de seus pontos turísticos através de campanhas e ações que incentivem as pessoas a não degradarem o meio ambiente. Gestos simples como regulamentar a ocupação das praças e jardins, onde hoje percebemos as mesmas sendo tomadas pela invasão desordenada de mesas e cadeiras de bares e restaurantes invadindo espaços turísticos de lazer e de preservação do meio ambiente. Não entendem que além de prejudicar o meio ambiente, correm o sério risco de destruir justamente aquela fonte de turismo que eles mesmos exploram e se beneficiam. Este é um dos objetivos da Lei: propiciar a orientação e regulamentação para a preservação de todos os espaços turísticos em todas as suas expressões, buscando uma exploração turística sempre agregada à preservação do meio ambiente.
Não temos dúvida de que, no campo do turismo, existam muitas formas de se levar a todos uma mensagem que sensibilize as pessoas, que acrescente na vida de todas elas o desejo de defender e preservar o meio ambiente.
Se esta lei for aprovada, penso que, além do grande avanço de nosso País na defesa do meio ambiente, ela servirá também de exemplo para aqueles países que ainda não possuem leis e programas de tamanha abrangência relacionados à questão da preservação ambiental.
Fica claro que é possível e extremamente viável realizar programas, campanhas e ações de defesa do meio ambiente associada a todas as fontes de recursos turísticos existentes em nosso País, e os eventos de grande porte que acontecerão no Brasil nos próximos anos serão momentos ímpares, a grande oportunidade de enfatizar a importância da participação de todos na defesa do meio ambiente.” Conclui a justificativa.
Aqui muito bem acompanhado dos alunos Danilo, Bianca, Otávio, Pamela, Júlio e da Diretora Rita.
Mesmo entendendo tratar-se de um concurso de abrangência nacional, onde haverá grande disputa com excelentes propostas apresentadas por alunos de todo o estado de Minas Gerais, foi nítida a empolgação de todos ao verem o resultado de tanto trabalho. Como o projeto de lei só pode ter um aluno para a sua defesa, os estudantes elegeram a aluna Pamela Lazarini Candido Guarnieri para representá-los em Brasília caso nosso projeto seja selecionado. Agora é ficar na torcida! Quem sabe, mais uma vez teremos uma estudante de Bicas no Parlamento Jovem Brasileiro de 2012!
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais selecionará 24 projetos e os encaminhará para a Câmara dos Deputados que escolherá, dentre esses trabalhos, oito projetos que serão apreciados nas sessões legislativas. Durante os cinco dias previstos de permanência em Brasília, os alunos terão a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos deputados brasileiros no desempenho de suas funções.
Portanto, vamos torcer!
. .

08 junho 2012

* COM O APOIO DOS "AMIGOS DO TREM" E DO "DNIT", A "DONDOCA" ESTÁ VOLTANDO PARA CASA.

A Dondoca trazendo a reboque uma locomotiva a vapor no pátio das oficinas de Bicas.
Belíssima miniatura da Dondoca, obra de arte do ajustador ferroviário Octacílio José Moreira "in memoriam".
.
Sempre que conversamos com algum ferroviário biquense e perguntamos qual a imagem ou fato que mais o marcou, a grande lembrança, um aparece sempre encabeçando a lista de grandes recordações: a Locomotiva Dondoca!
E por que isso?
Trata-se de uma locomotiva que foi projetada, idealizada e construída nas oficinas de Bicas por ferroviários biquenses no ano de 1975 para realizar manobras no pátio da oficina, deslocando vagões e outras locomotivas. Sua “viagem” inaugural foi motivo de grande comemoração para todos que participaram de sua construção, enchendo de orgulho uma grande geração de ferroviários, paixão materializada em miniatura nas mãos do ajustador ferroviário e grande artista Octacílio José Moreira, "in memoriam", que pode ser vista nas fotos.
Passado alguns anos, veio o declínio da ferrovia em todo o Brasil, quando antigos (des)governantes, lá pelas décadas de 70 e 80, na contramão do mundo fecharam oficinas e encerraram definitivamente a operação do transporte de passageiros na maioria das ferrovias brasileiras. Entre elas o ramal da Leopoldina, na Zona da Mata mineira,
A partir daí, deu-se início a um desmanche irresponsável e desvairado do patrimônio público. De Bicas levaram tudo o que tinha de maior valor. O que ficou, ou foi destruído ou foi se desmanchando e apodrecendo com a ação do tempo.
A locomotiva Dondoca não escapou deste triste destino. Antes, porém passou por vários lugares até chegar a um dos locais hoje conhecidos como “cemitérios de trens” do Brasil, localizado no Rio de Janeiro. Mas tudo isso faz parte de um passado que precisa ser superado.
Agora, graças a uma grande articulação que iniciei através do site otremexpresso.webnode.com.br, à sensibilidade do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em valorizar projetos de preservação da memória ferroviária, à fundamental parceria e disposição da OSCIP Amigos do Trem, ONG - Movimento Nacional sediada em Juiz de Fora, que também tem como principais bandeiras a preservação da memória ferroviária e a volta dos trens de passageiros em nossa região, estamos bem próximos de realizar um dos maiores sonhos da categoria ferrroviária biquense: A volta da locomotiva “Dondoca”.
Confesso que ao criar o site otremexpresso.webnode.com.br não imaginava que tão grandes horizontes fossem abertos. Novas amizades e a condição de voltar a sonhar com a volta dos trens a Bicas, quem sabe um trem turístico explorando a serra de Bicas para Rochedo de Minas. Muitos dirão: isso é um sonho impossível de realizar!
Hoje, o sonho da volta da Dondoca para Bicas está se tornando realidade.
É preciso sonhar, gente! 
Nestas fotos, a Dondoca abandonada no "cemitério de trens" do Rio de Janeiro e sua "certidão de nascimento" destacada na placa.
Mais três fotos da obra de arte de Octacílio José Moreira, uma miniatura da Dondoca.
 .

03 junho 2012

* HISTÓRIAS E FOTOS. TODA BELEZA E O ROMANTISMO DOS TRENS EM MINAS AGORA EM UM ÚNICO LUGAR.


Locomotiva a Vapor N° 7 reconstruída por ferroviários biquenses, hoje exposta no Museu Ferroviário de Juiz de Fora.
Belíssima ponte de ferro no ramal de Mar de Espanha.
Estação de Aracaty, na área rural de Cataguases, local onde foi gravado o filme "Meu pé de laranja lima".

Há algum tempo venho me dedicando a resgatar parte da história da antiga EFL - Estrada de Ferro Leopoldina, em Bicas e por onde ela passou na Zona da Mata mineira. Iniciei este trabalho de forma despretensiosa, mas confesso que na medida em que ia avançando nas incursões fotográficas pelo interior das Minas Gerais procurando e registrando fotos de estações, pontes, pontilhões, casas de turma, ruínas e antigos leitos de ferrovia, fui me apaixonando e me encantando cada vez mais pelo trabalho, batendo aquela vontade de viajar todo o dia em busca destes verdadeiros tesouros que a estupidez de antigos governantes deixou abandonado.
Grandes descobertas e gratas surpresas, como o belíssimo trabalho de preservação da memória ferroviária que vem sendo realizado pela prefeitura de Cataguases, onde todas as estações localizadas em terras do município passaram por completa reforma, todas muito bonitas e bem preservadas.
Já tive a oportunidade de conhecer todas elas, mas destaco uma destas estações em especial, Aracaty, onde foram gravadas belas cenas do filme “Meu pé de laranja lima”.
Pontes belíssimas como a de Mar de Espanha, de Aracaty, de Furtado de Campos (famosa pelo acidente ocorrido perto dela na década de 60) e a de Roça Grande.
Conhecer também a terra de Ataulfo Alves, a cidade de Mirahy, que também possui um belo acervo cultural em homenagem ao seu cidadão ilustre.
Obras de arte como as pinturas de Alves no Museu Ferroviário de Bicas e um belíssimo painel pintado em muro de rua na cidade de Rio Novo de autoria de Braz, tão real que o trem parece poder sair dali a qualquer momento e que pela sua beleza e encantamento, virou o rótulo do site.
Serras como a de Bicas para Rochedo de Minas, ou a de Furtado de Campos para Recreio.
Estações perdidas no meio do nada, verdadeiros monumentos abandonados pela zona rural da região como Uricana, Estevão Pinto, Sinimbú, Glória.
Preservação da memória ferroviária através de museus como o belíssimo Museu Ferroviário de Juiz de Fora e o de Bicas, além do maravilhoso complexo cultural em que se transformou a Estação de Cataguases, que também homenageia sua "filha" de sucesso Eva Nil, primeira atriz do cinema brasileiro com sucesso internacional.
Comunidades como Sereno, Diamante de Ubá, Furtado de Campos e Vista Alegre, além de Aracaty, é claro.
Enfim, o melhor de tudo, a oportunidade de conversar com pessoas que conheceram o romantismo dos trens e sua importância para a vida de todos e para toda a região.
E o trabalho está só começando, tem muita estação para visitar! A cada nova aventura, novas e deslumbrantes descobertas de cenários maravilhosos que estão sendo documentados e apresentados no blog www.otremexpresso.blogspot.com.br
.
O pontilhão compõe belo cenário na chegada a Roça Grande.
Em Furtado de Campos, na companhia do ferroviário Edson Nogueira. Muitas histórias...
O antigo leito da ferrovia transformado pela natureza num dos mais belos cenários.
Modelo exposto no Museu Ferroviário de Juiz de Fora.
Acima e abaixo, bela ponte de ferro da antiga EFL entre Vista Alegre e Aracaty ainda em uso pela FCA, que transporta bauxita para o Estado do Rio de Janeiro.
Onde a ferrovia deixou de passar, belos cenários.
Bela ponte de ferro em Guarani, hoje em uso rodoviário.
Agência ferroviária preservada em toda sua originalidade, no Museu Ferroviário de Juiz de Fora.
Acima e abaixo, ponte na divisa de Rio Novo (Furtado de Campos) e São João Nepomuceno, cenário de um dos mais famosos acidentes ferroviários de nossa região na década de 40.
Caminhos... Antigo leito da ferrovia entre Furtado de Campos e Tupi.
Estação Aracaty, na área rural de Cataguases.
Cenários... Leito ainda preservado, entre Diamante de Ubá e Sobral Pinto.
Acima e abaixo, a bela Estação de Cataguases, um maravilhoso centro cultural da cidade.
Entre tantas e belas surpresas, esta pintura do artista Braz, de Rio Novo, em muro de rua. De tão bela, virou o rótulo do blog.
 .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...