28 abril 2012

* RESTAURADO UM DE NOSSOS PRINCIPAIS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS, A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.




Após minha manifestação aqui no blog em 06 de maio de 2011, foi com muita satisfação que acompanhei as obras de recuperação e revitalização de um dos nossos principais Patrimônios Históricos, que neste ano completa 133 anos de existência: a antiga Estação Ferroviária - hoje Terminal Rodoviário José Croce - onde também funciona o Instituto Histórico José Maria Veiga, o Memorial do Ferroviário Biquense - ver matéria no link http://bicasturismo.blogspot.com.br/2010/05/prefeitura-de-bicas-inaugura-memorial.html e a Sede da Associação dos Artesãos Biquenses.
Agora sim ela está em condições dignas de se comemorar seu aniversário! Um grande presente pela sua história, pela importância da ferrovia e por tudo o que ela representou para o desenvolvimento e principalmente para a existência de nossa cidade, um belíssimo conjunto arquitetônico onde também está localizado o "Monumento em homenagem ao Operário Biquense", obra de arte de Athayde R. Dutra de Moraes, o Mestre Athayde, artista biquense pouco conhecido em sua terra natal, autor obras de arte reconhecidas e premiadas em Juiz de Fora, Viçosa e outras cidades da região. Parabéns à secretaria municipal de cultura pela obra. Um patrimônio desta envergadura é digno de uma grande festa.


Quando escrevo sobre a preservação de patrimônios históricos em nossa cidade, vem sempre a esperança de um dia ver biquenses se mobilizando pela preservação de nossa história. O interessante é que, enquanto escrevia este texto no último dia 26 de abril, assistia ao Jornal Nacional justamente no momento em que noticiava o aniversário do Cine Olympia, da cidade de São Luiz, no Maranhão que completava 100 anos de atividade e que, graças a uma grande mobilização do povo maranhense acabava de ser tombado como Patrimônio Histórico.

Na antiga Estação também funciona a Sede da Associação dos Artesãos Biquenses, com belíssimas obras em exposição e venda.
Esse é o nosso Terminal Rodoviário.
 .

16 abril 2012

* SIMPLESMENTE "DOUSSEAU".


Na Semana Santa, tive o imenso prazer de sempre ao receber minha Mãe Lidia e minha Irmã Marly em minha casa. Seriam quatro dias de grandes emoções, pois vinha ao mundo o mais novo “filho” da família Dousseau, que seria apresentado, compartilhado, doado e, o mais importante, veio com o dom de resgatar uma História, muitas Histórias... Era como levar a “boa nova”, reavivar e reviver momentos que antes estavam escondidos na memória fria dos cartórios ou em algumas memórias quentinhas, vivas mesmo, daqueles que pareciam aguardar a oportunidade de poder compartilhar segredos e alegrias com todos nós. Foi a busca pela revelação da História proporcionando grandes e belos encontros.
O mais novo “filho” da Família Dousseau nasceu da persistência, do desejo de realizar um grande sonho que brotou de repente e se transformou num dos mais belos sonhos, tornando-se finalmente uma maravilhosa realidade. Este "filho" chama-se “DOUSSEAU: ENTER. Franceses no Império do Café”, livro de autoria de minha querida irmã Marly (Dousseau) Mayrink.
Foram quatro dias levando a “boa nova” aos Dousseau que aqui permanecem dando continuidade a uma verdadeira saga que foi a História desta Família, que veio com tantas outras Famílias da França lá pelos idos de 1885. 
É estranho imaginar que se aquele grupo de corajosos imigrantes não tivesse abandonado tudo e partido para uma grande “aventura”, eu não estaria aqui hoje escrevendo estas linhas.
Por que isto agora? É que a História tem o dom de despertar sentimentos aparentemente "tolos" para muitos (é como são interpretados nos dias de hoje sentimentos nobres como o de pertencer a uma família, ter uma História).
Faço parte desta História, que ao invés de ser perdida para sempre, foi resgatada com este maravilhoso trabalho.
Como também se trata da História de inúmeras Famílias francesas e sendo o Brasil um País construído por inúmeros imigrantes que vieram em busca de um mesmo sonho, recomendo a todos a leitura deste livro, que já foi semeado nas bibliotecas públicas da região.
E a história continua, agora nas páginas da internet, através do blog familiadousseau.blogspot.com onde minha irmã e autora Marly aguarda a todos com novas notícias, comentários e, quem sabe, novas e valiosas informações desta História que está longe de ter fim.
.
Lidia, Marly, Fátima, Almira e Tiana nos Machados.
Édson/Maninho (filho de Francisca Guilhermina Dousseau da Costa/Nini), em seu Sítio das Araras, nos Machados.
Fatinha (filha de Luzia Dousseau Filgueiras) e seu esposo Gaspar Rocha com Marly.
Marly com José Dousseau Guilhermino Ruellas e família em Maripá de Minas.
Minha Mãe Lydia e Maisa recebendo um exemplar de minha Irmã Marly.
José Carlos Barroso, de São João Nepomuceno. Contribuição importante para este resgate histórico.
Tio Sebastião Martins, que ajudou Marly a encontrar as ruínas da Fazenda onde tudo começou.
Tia Stela Mayrink Soares.

 Doação à Biblioteca Municipal de Bicas.

Em Carlos Alves, Distrito de São João Nepomuceno, o livro foi recebido pela Diretora da escola local, Josileia Oliveira Diolindo.
Doação à Biblioteca Municipal de Rochedo de Minas.
Doação à Biblioteca Municipal de Guarará.
Doação à Biblioteca Municipal de Argirita.
Doação à Bilbioteca Municipal de Maripá de Minas.
Em vôo as borboletas são como livros abertos, levando a beleza de uma História a todo o mundo. E elas sempre cruzam meu caminho (foto nos Machados).
 .

15 abril 2012

*EM MAIO, MAIS UM CAMPEONATO DE SKATE EM BICAS!


A galera do skate já está na maior expectativa! É que vai acontecer no dia 20 de maio de 2012 o 5º Campeonato de Bicas-MG. Organizado e coordenado pela ASB e pela Electric Skate, tendo também o apoio da Prefeitura Municipal e da COPASA, o campeonato chega a sua 5ª edição prometendo mais uma vez ser um evento grandioso, com a participação de skatistas de toda a região, que disputarão em quatro categorias distintas: Mirim, Iniciante, Open e Best Trick.
Mais informações no blog da ASB – Associação dos Skatistas Biquenses:
.

09 abril 2012

* A HISTÓRIA DA FERROVIA NO BRASIL. SIMPLESMENTE SENSACIONAL!


Para quem perdeu o Globo Reporter da última sexta-feira, eu recomendo. Não deixe de assistir a este belo documentário sobre a História da Ferrovia no Brasil. 
SIMPLESMENTE SENSACIONAL!
.

*MOMENTOS QUE MARCARAM A SEMANA SANTA EM BICAS.

Procissão de Ramos
Missa no Lar Cristão Paulo de Tarso.
Missa do Lava-pés.
Procissão do Encontro.
Passeio Ciclístico (Trilhão) Fé na Juventude.
Benção do Fogo.
Missa da Páscoa.
.
Fotos: Amarildo Mayrink 
.
No site da Paróquia São José de Bicas você encontrará a cobertura completa da Semana Santa:
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...