14 fevereiro 2012

*PRÉ-CANDIDATOS DO PCdoB DE BICAS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM JUIZ DE FORA.

Dando início ao ciclo de seminários preparatórios para lideranças e pré-candidatos, o Diretório Municipal do PcdoB – Juiz de Fora, em conjunto com a Secretaria Estadual de Formação, realizou o primeiro curso de formação do ano. O evento foi de caráter regional para os pré-candidatos, lideranças comunitárias e dirigentes partidários da Zona da Mata e contou com exposições sobre o programa do PCdoB e o processo eleitoral. Foi também o ponto de partida para as discussões que darão origem ao Plano Municipal de Desenvolvimento.
O curso foi ministrado pelo palestrante José Carlos Arêas a representantes de vários municípios da Zona da Mata, como Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco, Lima Duarte, São João Nepomuceno, Bicas e Descoberto.
  Dividido em várias fases, o curso foi marcado pelo debate qualificado, pela abrangência regional e pela representatividade das bases de atuação do partido. Temas de extrema importância foram debatidos, como o orçamento público, a saúde, a economia brasileira e mundial, mostrando que o conteúdo do programa do partido e o seu Plano de Desenvolvimento Nacional estão em perfeita sintonia com as demandas de nossa região e do povo brasileiro..
.

09 fevereiro 2012

* CASO DA REPRESA: DRENO É PALIATIVO, É PRECISO UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA!

Dreno feito pela prefeitura: Apenas um paliativo.
Após envio de Pedido de Providências ao Secretário de Obras Públicas, que também é responsável pela Defesa Civil do Município de Bicas através do Ofício n° 01/2012, protocolado em 02 de fevereiro, onde apresentei minha preocupação relativa ao gravíssimo problema da criação de uma grande represa na área do Morro do Cruzeiro, estive no local hoje e percebi que, além do pequeno acúmulo de água - principalmente devido a falta de chuvas nos últimos 12 dias - a prefeitura criou um dreno através da colocação de dois tubos de PVC.
É uma tentativa de diminuir o risco de acidente, mas continuo bastante preocupado, pois repito que na ocorrência de chuvas fortes um grande acúmulo de água pode vir a romper a barreira de contenção feita com a própria areia do local, trazendo graves conseqüências aos moradores das imediações.
Apesar da idéia do dreno, insisto numa ação da prefeitura acabando com a referida represa, buscando uma solução viável para o problema sem colocar a segurança dos moradores da região em risco.
.

.

05 fevereiro 2012

* PCdoB DE BICAS QUER SER PROTAGONISTA NAS ELEIÇÕES DE 2012.

 .
Na noite de sábado, dia 04, os membros da direção do PCdoB de Bicas realizaram um encontro para aprofundar as discussões sobre as eleições de 2012, avaliando de forma serena, mas extremamente crítica o atual momento, valorizando os acertos e delineando os erros do atual governo de Bicas, num debate bastante produtivo onde todos concluíram que apesar dos claros avanços em diversas áreas da administração, ficou uma forte sensação de que tudo poderia estar muito melhor. Todos foram unânimes em avaliar que, nestes sete anos, muita coisa deixou de ser feita. Avançamos sim, mas muito menos do que poderíamos avançar.
Após esta avaliação, desvinculados de “paixões” políticas, focados principalmente no “o que ainda está faltando mudar para melhorar a filosofia e a maneira de governar” é que o PCdoB direcionou suas discussões, apresentando sugestões e elaborando propostas visando avançar mais na busca de melhores alternativas para o desenvolvimento efetivo de nossa cidade.
Foi também um encontro que avaliou a atual conjuntura política biquense e os nomes que os mais diversos partidos e grupos políticos da cidade começam a apresentar. E a conclusão natural foi a de que, respeitando partidos, nomes, opiniões e posições diversas, o PCdoB tem projetos e principalmente nomes para apresentar à sociedade. Queremos sim participar de forma democrática de todas as discussões que virão, mas queremos ser protagonistas e não simples coadjuvantes neste processo.  
.
.

02 fevereiro 2012

*ROMPIMENTO DE REPRESA NO CAULIM PODE PROVOCAR ACIDENTE DE GRANDES PROPORÇÕES.


 

Filmagem realizada na tarde do dia 01 de fevereiro de 2012.
Na tentativa de encontrar uma forma de conter a grande quantidade de lama e areia que descem com as águas das chuvas vindas da antiga área de extração de caulim onde a prefeitura de Bicas pretende construir casas populares, fato que tem provocado inúmeros problemas aos moradores das imediações, a administração pública de Bicas resolveu criar uma grande represa num dos pontos mais altos do referido loteamento, usando como barreira de contenção dos detritos, a própria terra arenosa do terreno. Essa represa coloca em risco um grande número de moradias, comércios e indústria caso aconteça um rompimento da contenção de areia, dado ao grande volume de água e lama de areia que descerá morro abaixo. O terreno arenoso faz com que o volume d'água contido na represa baixe mais rápido, já que ela penetra no solo mais facilmente, fato que agrava toda a situação, pois deixa o subsolo totalmente úmido favorecendo o deslocamento do mesmo.
Preocupado com a possibilidade real de um acidente de grandes proporções caso haja o rompimento da contenção destas águas, protocolei junto à secretaria de obras da prefeitura no dia 02 de fevereiro, ofício pedindo que se busque outra solução para o problema eliminando esta represa, aproveitando que a mesma encontra-se com um volume de água que permite seu bombeamento e esvaziamento sem maiores problemas. Abaixo, cópia do ofício enviado à Secretaria de Obras:



Ofício n° 01/2012.
Pedido de Providências
Ao Secretário de Obras Públicas, responsável pela Defesa Civil do Município de Bicas:
Sr. Luiz Fernando Passos de Souza.

Venho através deste, trazer um pedido de providências à Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Bicas relativo ao gravíssimo problema da criação de uma grande represa num dos pontos mais altos do local onde a prefeitura de Bicas pretende construir casas populares. A retenção das águas e de grande quantidade de areia na represa construída pela prefeitura municipal pode vira a se romper na ocorrência de fortes chuvas, já que sua contenção foi feita com o próprio material do local, ou seja, areia, material extremamente volúvel à pressão das águas. Já é possível perceber rachaduras na contenção que demonstram claramente seu deslocamento, além da existência de grande erosão logo abaixo da mesma. Ressalto que as conseqüências de um possível rompimento serão gravíssimas aos moradores das imediações.
Pude perceber que, aparentemente, o objetivo foi o de conter a grande quantidade de lama de areia que descem com as águas vindas da antiga área de extração de caulim, mas a solução apresentada traz grandes temores a todos os moradores, comerciantes e industriais das imediações; Av. Governador Valadares, Rua Dona Miquelina, Rua Quinze e outros.   
Por isso, peço providências ao secretário de obras públicas, que também é o responsável pela Defesa Civil Municipal e insisto numa rápida ação da prefeitura eliminando o risco eminente pedindo o fim da referida represa, buscando uma solução viável para o problema sem colocar a segurança dos moradores da região em risco.
Atenciosamente,
Amarildo Mayrink.

.
Filmagem e fotos: Amarildo Mayrink 
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...