24 abril 2011

*SEMANA SANTA EM BICAS - FOTOS.

Fotos da Semana Santa em Bicas.
Aguardem para breve o lançamento do site oficial da Paróquia São José. Nele você encontrará todas as notícias da paróquia e as fotos da Semana Santa.
.
DOMINGO DE RAMOS


 .
PROCISSÃO DO ENCONTRO


Fotos: Amarildo Mayrink
CAMINHADA ECOLÓGICA



.
VIA SACRA




Fotos: Amarildo Mayrink
PAIXÃO DE CRISTO








.

19 abril 2011

*MANOEL FRANCO TOMA POSSE COMO VEREADOR EM MAR DE ESPANHA.

O Vereador Manoel Franco apresentando suas primeiras proposições.
Na noite de ontem, dia 18 de abril, participei em Mar de Espanha da cerimônia de posse de meu grande amigo e agora Vereador Manoel Franco. Músico, desenhista, poeta, redator do Jornal “O MAR DE HESPANHA” e filiado ao PT daquela cidade, Manoel Aloísio Franco nasceu em Mar de Espanha em agosto de 1947. Em sua vida profissional atuou como bancário e securitário no Rio de Janeiro, onde se formou em Regência de Orquestra e Coro pela Escola de Musica Villa Lobos e cursou a Escola Panamericana de Arte. Retornou a Mar de Espanha, com esposa e dois filhos, no ano de 1994, onde apesar de aposentado trabalhou como apicultor especializado e produtor rural e atualmente é redator geral do Jornal “O MAR DE HESPANHA”.
Defensor do associativismo e da democracia participativa foi um dos fundadores da Artemar - Associação dos Artesãos de Mar de Espanha, Senador Cortes e Chiador onde foi vice-presidente e secretário. Participou de diversos conselhos comunitários. Foi candidato à Prefeito do município em 2004 e candidato a vereador, em 2008, pelo PT, tendo sido diplomado como 1º suplente, com 306 votos nominais. 
A você, Manoel, desejo muito sucesso nesta nova caminhada. Mesmo sendo temporário, não tenho dúvida de que seu mandato será pautado pela ética e pelo respeito à coisa pública. Pelo que te conheço, seu trabalho ficará marcado com a apresentação de grandes e importantes propostas para todo o povo de Mar de Espanha. 
Boa sorte, amigo! 
Assinando o termo de posse.
O primeiro Vereador do PT na Câmara Municipal de Mar de Espanha. Quem o conhece tem a certeza de grandes proposições.
Manoel acompanhado de sua esposa Márcia.
.

14 abril 2011

*DOM GIL RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE JUIZ DE FORA.

Momento da entrega do Título de Cidadão Honorário, homenagem do vereador Rodrigo Mattos a Dom Gil.
Leigos e Leigas prestigiando Dom Gil.
O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu o título de Cidadão Honorário em solenidade na Câmara Municipal. Participei da cerimônia representando o Conselho para o Laicato Arquidiocesano onde, além de padres, diáconos e autoridades, dezenas de leigos e leigas que acompanham a trajetória do arcebispo também foram prestigiar Dom Gil.
Com a frase “Não a nós senhor, não a nós senhor, mas ao vosso nome seja dada a glória”, Dom Gil afirmou não ser merecedor da honraria, oferecendo-a a Deus e a Igreja, onde dedicou e dedica grande parte de sua vida. Durante o discurso, citou também a história de Juiz de Fora, bem como grandes personalidades da cidade. “Saúdo Juiz de Fora pelo que representa na história. De hoje em diante, passo considerar esta como minha cidade”, afirmou Dom Gil, que além da placa, recebeu também uma peça emblemática das mãos da vereadora Ana das Graças Rossignoli.
O vereador Rodrigo Mattos, responsável pela homenagem a Dom Gil, justificou o fato, através dos atos e gestos do arcebispo. Segundo ele, o pastor soube unir academia e eucaristia com delicadeza, e conciliar o divino e o humano com sabedoria. O prefeito, Custódio Mattos, se referiu a Dom Gil como seu ‘concidadão’ e finalizou: “Fomos abençoados por um arcebispo, que com sua honra, já é uma benção por si mesmo”.
Além do prefeito municipal, Custódio Mattos e outras autoridades municipais, também compuseram a mesa: os vigários gerais da Arquidiocese, Monsenhor Miguel Falabella de Castro e Monsenhor Antônio Cornélio Viana; o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, João Justino de Medeiros Silva; o Capelão da Santa Casa, Pe. José Leles da Silva; o presidente do Conselho para o Laicato da Arquidiocese de Juiz de Fora, Amarildo José Mayrink; o vice-presidente dos Diáconos, Wiliam Dias e a irmã de Dom Gil, Miralice Moreira.
Momento do pronunciamento de Dom Gil em agradecimento ao título recebido.
Levei o abraço a Dom Gil em nome de todo o Conselho do Laicato Arquidiocesano..

11 abril 2011

*III SEMINÁRIO DA COMISSÃO PARA O LAICATO, A VIDA E A FAMÍLIA.

Participantes do III Seminário, membros das Pastorais da Juventude, das Comunidades Eclesiais de Base, da Pastoral Familiar e do Conselho do Laicato da Regional Leste 2 - CNBB

Click sobre as fotos para ampliar. 

No último fim de semana, aconteceu em Belo Horizonte o III Seminário da Comissão para o Laicato, a Vida e a Família da CNBB Regional Leste 2. A Comissão para o Laicato, a Vida e a Família tem por finalidade promover a vocação e missão, formação e espiritualidade, organização e atuação do laicato na Igreja e no mundo. Estiveram presentes neste Seminário lideranças leigas da Pastoral Familiar, das Pastorais da Juventude - PJ e de Movimentos Juvenis, das Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s e dos Conselhos do Laicato da Igreja Católica de Minas Gerais e Espírito Santo. Também participei deste maravilhoso e importante evento representando a Arquidiocese de Juiz de Fora através do Conselho Arquidiocesano do Laicato. 
O Seminário foi realizado na Casa de Retiro Cenáculo nos dias 8, 9 e 10 de abril e teve como principal objetivo a "construção da identidade" da Comissão para o Laicato, a Vida e a Família, considerada de grande importância para a vida e o dinamismo da Igreja, tendo como tema “Leigos e Leigas, Portadores da Palavra e Missionários do Reino no Mundo”.
Neste Seminário, contamos com o apoio espiritual e a participação extremamente ativa em todo o evento de Dom Severino Clasen – Presidente da Comissão para o Laicato, a Vida e a Família – Regional Leste 2 da CNBB, da qual também faz parte Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Dom Severino: participação ativa do início ao fim do evento.
Pe. Flávio Luis Senra conduzindo os trabalhos de forma brilhante e  provocadora, mas com extrema simplicidade, promovendo produtivas discussões levando todos os participantes a apresentarem excelentes propostas.
O riquíssimo trabalho que realizamos nestes dias foi conduzido por Pe. Flávio Luis Senra, secretário executivo do Regional Leste 2, que levou todos os presentes a refletirem sobre nossa missão na Igreja e no mundo. Ficou claro neste Seminário que é preciso despertar no leigo o seu protagonismo. Precisamos ser “sujeito” e não “objeto” da evangelização. Ser leigo é não cumprir tabela. O leigo não deve ser massa de manobra, ou seja, precisa ser protagonista e não apenas “ovelha”. É de suma importância reforçar a participação e as conquistas dos leigos nas lutas populares. Dar qualidade cristã ao ocupar os espaços públicos de ação com uma intervenção adulta, evangélica e criativa sem perder de vista que é preciso manter viva em nossa ação evangélica uma clara opção pelos pobres. 
No encerramento do evento, pude perceber nitidamente em todos os participantes novo ânimo e nova disposição para uma atuação transformadora da Igreja no mundo.
Dom Severino, na celebração da manhã de domingo.
Momento da oferta do trabalho de Leigas e Leigos de nossa Igreja.
Momento dos trabalhos dos grupos.
 

05 abril 2011

*"TENDAS DA CARIDADE". A CONTRIBUIÇÃO DO VOLUNTARIADO CATÓLICO NA SEMANA DA CARIDADE.

Cléia, Amarildo, João, Padre Sergio, Maria das Graças e Márcia na tenda da Forania São José.
 

Aconteceu nos dias 1 e 2 de abril a Tenda da Caridade, evento  da Igreja Católica realizado no Seminário Santo Antônio onde uma grande tenda foi montada num belíssimo espaço para que todas as Pastorais e movimentos Sociais da Igreja voltados para a Caridade tivessem a oportunidade de mostrar aos visitantes um pouco do grande projeto de caridade realizado na Arquidiocese.
A feira foi aberta com um momento de oração presidido pelo arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira e concelebrado pelo vigário episcopal para a caridade, Pe. Luiz Carlos de Paula. 
Dom Gil ressaltou a dimensão dos serviços de caridade que atendem a um número estimado em 60.000 assistidos, comprovando que a fé sem caridade não tem sentido: - "dentre a fé, a esperança e a caridade, a última é a mais importante delas. Pelo irmão a gente faz tudo. No fim da vida vamos ser avaliados pelas nossas obras", resumiu.
Dom Gil na celebração de abertura do evento.
Logo após a visita às tendas aconteceu conferência sobre “A Caridade na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja”. Na  palestra,  Pe. Geraldo Dôndice falou sobre a terceira encíclica do Papa Bento XVI, Caritas in Veritat.  Datado de 29 de Junho de 2009 (foi finalmente publicado no dia 7 de Julho de 2009), o documento “celebra todos os documentos sociais da Igreja”, conforme destacou o sacerdote.
Os trabalhos ficaram expostos para visitação nas tendas através de fotos, folders, vídeos e cartazes durante toda a tarde do sábado e manhã do domingo. 
Ao todo, onze Foranias, sete Pastorais e nove Movimentos e Sociedades se fizeram representar nas Tendas da Caridade.
São elas:
Foranias - São José, Santo Antônio, Mãe de Deus, São Vicente, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Líbano, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia, Bom Jesus, Santa Terezinha e São Miguel.
Pastorais - Da Criança, Da Saúde, Carcerária, Afro Brasileira, Do Menor, Da Saúde, Dos Surdos, Diaconia Hospitalar e dos Enfermos.
Movimentos e Sociedades - Comissão Justiça e Paz, Igreja em Marcha, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Movimento Fé e Luz, Obra dos Pequeninos de Jesus, Combate a Corrupção Eleitoral, Banco da Providência, São Vecente de Paulo e Fazenda Esperança.
A Paróquia São José de Bicas, pertencente a Forania São José, também enviou representantes das Pastorais e de Movimentos Sociais de Caridade, entre eles, a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Banco da Providência e Sociedade São Vicente de Paulo que apresentaram trabalhos de toda a Forania (Pastoral da Criança de Pequeri, Mar de Espanha e Chiador, Fazenda Esperança de Guarará, Alcoólicos Anônimos e Pastoral da Saúde de Santana do Deserto).
A opinião foi unânime entre os presentes - sejam agentes de pastoral ou visitantes: uma excelente oportunidade para conhecer o riquíssimo, numeroso e surpreendente trabalho desenvolvido pelas Pastorais Sociais e Movimentos de toda a Arquidiocese, momento também de trocar experiências e aprender.
Ao final do evento, o Arcebispo Dom Gil anunciou para alegria de todos que este não foi um evento único, mas o primeiro de muitos. Que a Semana da Caridade entrará no calendário oficial da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Portanto, até a II Semana da Caridade - 2012!
Momentos da celebração de abertura oficial do evento.
A balança de pesagem da Pastoral da Criança despertou a atenção de todos, em especial, das crianças.
Tenda da Fazenda Esperança, mais um grande projeto de caridade.
Celebração de encerramento do evento com a apresentação de todas as pastorais e movimentos da Igreja Católica.
Até na montagem dos estandes, percebia-se a alegria estampada no rosto de todos os agentes de pastorais.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...