Na quarta-feira, dia 3 de junho, eu, Jaílson e os representantes do Grêmio Estudantil do Estadual Gabriel, Flávia, Brenda, Thaíse e Ramon participamos de um bem organizado evento da Escola Estadual do Município de Maripá de Minas que foi dividido em dois momentos: encontro com os pais de alunos e depois apenas com os alunos. Missão: promover junto aos estudantes daquela escola a criação de um grêmio estudantil.
Após o sucesso da II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que contou com a participação de delegação de Maripá, fomos convidados pela Diretora Rogéria, pela aluna Raquel, pela Assistência Social e pelo Conselho Tutelar daquele Município para, em um primeiro momento, participarmos de um encontro com os pais dos alunos, onde falei da importância da criação de um grêmio estudantil; da maturidade conquistada pelos jovens ao assumirem as responsabilidades que a direção de um grêmio exige; da comprovada transformação de alunos antes rotulados de “problemáticos” para "jovens responsáveis e conscientes da nova condição de protagonistas” tanto do desenvolvimento da escola e da turma quanto do próprio crescimento enquanto cidadãos. Percebi grande interesse nos pais presentes à reunião. Em seguida, foi a vez de conversar com os alunos, onde citei o exemplo de Jaílson, Diretor de Juventude na Prefeitura Municipal de Bicas, jovem de grande destaque, que após fazer parte da primeira direção de Grêmio do Estadual de Bicas, assumiu papel de liderança naquela escola, tendo participado de Conferências Regionais, Estaduais e Nacionais de Juventude, esta última em Brasília. Mostrei a todos os presentes a importância do Grêmio para a vida do Jaílson, vindo inclusive a se candidatar a vereador obtendo excelente votação em sua primeira disputa eleitoral, cabendo o destaque: “sem comprar um voto sequer”, prática tão comum nos dias atuais e infelizmente decisiva para a eleição de muitos candidatos sem o menor compromisso com o eleitor, com a cidade e principalmente com a juventude.
Em seguida, Gabriel, atual presidente do Grêmio de Bicas teve a oportunidade de manifestar a todos os presentes sua “mudança para melhor” enquanto aluno e cidadão após assumir a direção do grêmio, confirmando minhas palavras.
Ao final do encontro, ficou mais uma vez a certeza do dever cumprido. E o melhor, não só em mim, mas em todos os meninos do Grêmio.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário