30 agosto 2013

* "HOLOCAUSTO" AMBIENTAL EM BICAS!


Em comemoração aos 90 anos de Bicas, a prefeitura promove um verdadeiro “holocausto” ambiental em nossa cidade como presente. Segundo informações, sabe-se lá com que argumentos, possuem mais de 70 autorizações para derrubada de árvores, a mais destrutiva ação deste tipo já vista em toda a história de nossa cidade.
A todo o momento chegam notícias de árvores derrubadas, algumas até com certo fundamento, mas outras dá tristeza ver tamanho absurdo.
Como exemplo, a bela jaqueira que ficava próxima à pista de skate foi cortada e hoje, estão cortando os dois belíssimos pés de Eugênia localizados dentro do parque de exposições, próximo ao pequeno portão lateral de acesso pela Reta. Cheguei ao local no exato momento em que a primeira árvore estava sendo derrubada e os funcionários – aparentemente terceirizados – disseram que tinham a autorização para cortá-las. Perguntei-lhes se sabiam o motivo, se estavam podres ou com algum tipo de doença que comprometesse a segurança e me disseram apenas que as raízes estavam comprometendo a estrutura de um pequeno banheiro que, diga-se de passagem, foi construído muito tempo depois do plantio das árvores, que já estavam frondosas.
Fui até a secretaria de obras e falei com o Patim, que me disse ser este um problema a ser resolvido com a secretaria de meio ambiente. Tentou ligar para a secretária, mas não obteve sucesso. Liguei inúmeras vezes para o prefeito que também não me atendeu. Fui pessoalmente a sua residência na expectativa de encontrá-lo ou à sua esposa, para que a mesma fizesse chegar até ele minha indignação e meu pedido para que suspendesse a derrubada do segundo e mais belo pé de Eugênia. A pessoa que me atendeu disse que nenhum dos dois se encontrava no local.
Já quase desistindo, encontrei com a secretária de meio ambiente próximo à giratória do brasão, conseguindo pará-la na parte alta da cidade. Questionei-a sobre as árvores do parque de exposições e ela me disse que era uma decisão da vice-prefeita, pois a mesma pretende que seja construído ali um novo sistema de acesso ao parque e que estaria tudo autorizado. Disse também que irão plantar um grande número de novas árvores pela cidade, e se foi.
Até as 13h00 ainda não haviam derrubado a segunda árvore, mas sei que ela está condenada pelo completo desrespeito à preservação do meio ambiente, literalmente colocado em segundo plano pela atual administração de nossa cidade. 
Sei que existem algumas pessoas na atual equipe de governo completamente insensíveis, desprovidas de tudo, vazias. Capazes de atos muito mais danosos que estes, mas confesso que esperava mais bom senso da administração de nossa cidade.
Vale lembrar que são mais de 70 autorizações para derrubada de árvores, portanto, fique atento! A próxima pode ser bem perto de você!
.



 Acima, o belo pé de jaca que foi cortado deixando o triste cenário abaixo.

 Ontem e hoje.

.

26 agosto 2013

* ESCOLA AMARELINHA E COLÉGIO ELITTE HOMENAGEIAM ALEXANDRE ANK E CHICRE FARHAT.

E por falar em “Resgatando a História de Homens Honrados”, recebi mais um carinhoso convite, agora da direção da Escola Amarelinha e Colégio Elitte, para participar de duas grandes homenagens a homens realmente honrados e em plena atividade: são eles o atleta Alexandre Ank e escritor Chicre Farhat.
Os eventos acontecem na Escola no próximo dia 04 de setembro. Às 17 horas as atenções estarão voltadas para Alexandre Ank e às 19 horas para Chicre Farhat.
É lógico que estarei presente nestes importantes momentos culturais, excelente oportunidade para conhecer pessoalmente o mesatenista paralímpico Alexandre Ank e rever meu grande amigo Chicre Farhat.
Por falar em Chicre Farhat, batemos um papo pela net nos últimos dias e ele me contou uma bela e importante parte da história da Escola Municipal Retto Júnior:
Lembrou-me de como a antiga “Escola de Lata” veio parar em Bicas, através de uma iniciativa sua quando estava na Secretaria de Finanças como Assessor Especial do Prof. Bilac Pinto, no governo Magalhães.
Conquistada a Escola por Chicre, era preciso uma área para recebê-la e aí veio outra grande e importante contribuição para nossa cidade, desta feita pelo Engenheiro José Retto, proprietário de um belo sítio, hoje Bairro Retto Júnior, que ofereceu o terreno.
.

23 agosto 2013

* MAIS UMA BELA HOMENAGEM AOS PATRONOS DAS ESCOLAS DE BICAS. DESTA VEZ, O CEL. RETTO JÚNIOR.






















.
Fazendo parte do projeto “Resgatando a História de Homens Honrados”, recebi carinhoso convite da diretora da Escola Municipal Cel. Retto Júnior, Jussara Pereira Amaral Rossi para participar de um belo momento cívico em homenagem ao patrono da escola Cel. Francisco de Paula Retto Júnior. O evento aconteceu na manhã do dia 19 de agosto, às 08h30 no pátio da escola e contou com a presença de diversos familiares do homenageado e convidados.
Após todos os presentes cantarem o Hino Nacional, os alunos cantaram o belo Hino da Escola. Em seguida, foi apresentada a Monografia do Patrono com as datas mais importantes e marcantes de sua vida, destacando o seu nascimento em 15 de outubro de 1876 em Guarará; seu casamento com Josefa Bianco em 1897, com quem teve cinco filhos e sua entrada na política em 1898. Após ser Capitão da Guarda Nacional, foi promovido a Tenente Coronel por Hermes da Fonseca em 1910. Em 1914 é eleito Deputado Estadual, mudando-se para Bicas em 1915, tendo falecido aos 49 anos em 1925. 
Após a apresentação do histórico do homenageado, teve início a bela apresentação musical e dança das alunas do 2° ano com peneiras e vestidas a caráter, acompanhadas dos meninos lavradores enaltecendo as diversas funções do homem do campo.
Após, segui-se a apresentação dos alunos do 4° ano, um belo jogral com todas as letras do nome do homenageado enaltecendo suas virtudes.
Em seguida, Dona Lillian Retto Grunewald de Oliviera, neta do homenageado, representando todos os familiares presentes, foi convidada a participar de uma entrevista com alunos trazendo belas lembranças de seu Avô, destacando que Retto Júnior era autodidata, um homem à frente de seu tempo.
Terminando as apresentações musicais, os alunos do 1° ano fizeram mais uma bela homenagem.
Ao final, a aluna Isis Galil e Souza, tataraneta do Cel. Retto Júnior apresentou junto aos alunos todo o corpo docente da escola para, em seguida, convidar a todos os familiares e convidados a conhecer a sala especialmente montada onde através de fotos e documentos, foi resgatada toda a História do Cel. Retto Júnior e da escola ao longo de sua existência.
Parabenizo a todas e a todos os envolvidos nesta bela iniciativa de se resgatar a história através do projeto “Homens Honrados que fazem parte da Construção e da História de Nossa Cidade”. Sem dúvida, um grande evento!

Fotos gentilmente cedidas pela direção da Escola.
.

.

04 agosto 2013

* BICAS ONTEM E HOJE - PARTE 06.

Devido ao grande sucesso do quadro "Bicas Ontem e Hoje" aqui no blog, muitas amigas e amigos estão enviando fotos antigas de nossa cidade, além daquelas que tenho buscado junto aos amigos do grupo "Mineiros de Bicas", do facebook. 
Muitas destas fotos estavam com marcas do desgaste natural do tempo e precisaram de um grande trabalho de recuperação das mesmas, mas acho que valeu a pena!  O resultado é esta mais nova edição do Bicas Ontem e Hoje, a de número 6. Espero que gostem e curtam bastante esta nova edição.
 
FOTO 01
Acima, o prédio da prefeitura de Bicas em construção, ainda sem a laje de cobertura do terceiro pavimento – Foto de Emerson Agrelli.
.
.
.
FOTO 02
Acima, o prédio da prefeitura de Bicas já em fase de acabamento – acervo.
.

.
FOTO 03

Acima, a antiga Escola Coronel Retto Júnior, ainda na fase “escola de lata”, com suas salas de aula em estrutura e paredes metálicasFoto de Francele Galil.
.

.
FOTO 04
Escola Municipal Coronel Retto Júnior, já com suas novas instalações em alvenaria, com salas confortáveis e seguras Foto de Francele Galil.

.
FOTO 05
Escola Municipal Dr. Matheus Monteiro de Souza pronta para a inauguraçãoFoto de Maria Angélica Rebouças.
.

.
FOTO 06
Antigo prédio da Cadeia Pública da ainda Villa de Bicas, localizada na Rua 15, esquina com a Rua Péricles de Mendonça, vendo-se o início da Rua Dona Miquelina ao fundo – Foto do grupo "Mineiros de Bicas" -  facebook.
.

.
FOTO 07
Belíssima residência onde hoje está situado o Banco do Brasil – Foto de Maria Eliza.
.

.
FOTO 08
Desfile da Sapolândia, vendo-se a mesma residência onde hoje está situado o Banco do Brasil – Foto de Maria Eliza.
.

FOTO 09
Antigo prédio onde hoje está localizado o Supermercado Santo Antônio – Foto de Nelson de Souza Ramos Filho.
.

.
FOTO 10
Prédio localizado na esquina da Av. Bianco – Foto de Nelson de Souza Ramos Filho.
..

.
FOTO 11
Rua Coronel Souza – Foto de Pádua Passos.
.

.
FOTO 12
Mais uma da Rua Coronel Souza – Foto de Sérgio Ferreira.
.

.
FOTO 13
Antiga Escola Remington, onde hoje funciona a Plano Auto Center Foto de Zezé Lhamas.
.

.
FOTO 14
Rua Capitão Pedro Assis Amaral – Foto de Maria Antonieta Silva Carvalho.
  .

.
FOTO 15
Rua Capitão Pedro Assis Amaral – Foto de Carlos Machado Silva.
.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...