30 setembro 2013

* 30 de SETEMBRO, DIA DO FERROVIÁRIO!

Hoje, 30 de setembro, recebi em meu facebook uma bela mensagem de meu irmão – também ferroviário – Renato Mayrink, que estendo a todos os amigos ferroviários deste imenso Brasil.

"Dia 30 de setembro, dia do Ferroviário!
Algumas famílias tem árvore genealógica, a minha tem uma LOCOMOTIVA GENEALÓGICA!

Está no nosso sangue fazer parte da história da ferrovia neste país. Tenho muito orgulho de ser ferroviário de berço por ser neto, filho e irmão de ferroviário. Sou de berço, pois tenho orgulho de ser ex-aluno da Escola Silva Freire.
Somos daqueles que ainda hoje se arrepiam ao ouvir o som do apito da locomotiva.
Obrigado Deus pela honra de ser ferroviário!!!!"

Meu avô José Mayrink, meu pai José Carlos Mayrink, Eu, meu primo Ricardo Mayrink, meu tio Walter Giraldelli Michelli, meu tio Anet Dousseaux Duque e meu irmão Renato Mayrink. Além de nós - aqui representado pelas fotos - meu avô Evaristo Gonçalves Duque, meu tio José Ventureli e seu filho Cláudio também fazem parte desta grande locomotiva!



22 setembro 2013

* PANORÂMICA DE BICAS ATRAVÉS DE COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA.

Seção fotográfica realizada em abril de 2011.
Click sobre a foto para ampliar.

* MAIS UM GRANDE MOMENTO CULTURAL NO COLÉGIO COPEB.




Fotos: Colégio COPEB.

Na noite de sexta-feira, participei de mais um grande momento cultural proporcionado pelos alunos do Colégio COPEB. 
Trata-se do Projeto “O escravo e sua cultura: ausência de historiografia” que a professora Giovana vem desenvolvendo ao longo deste ano e que teve início com uma bela e enriquecedora palestra de Antônio Henrique Lacerda, Doutor em História pela UFF, que aconteceu em maio deste ano, motivo de publicação aqui no blog - ver Link: 
http://blogdomayrink.blogspot.com.br/2013/05/palestra-no-copeb.html
Foram belas apresentações de dança, música, comidas típicas, capoeira e uma interessantíssima exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, com salas abordando os mais diversificados temas e campos, como as grandes personalidades negras na política e na sociedade, as religiões africanas, o negro na mídia e na música. As apresentações de dança foram realmente sensacionais!
.


Trabalhos assim fazem os alunos pesquisarem o tema a fundo, trazendo-nos novas e interessantes informações. Foi interessante ouvir dos alunos sobre o valor da família na cultura africana, que não separam a pessoa de seu povo, ou seja, desenvolvem um grande sentido de pertença. Saber que dos mais de 12 milhões de negros que saíram da África, 05 milhões vieram para o Brasil, segundo País do mundo em população negra, só perdendo para a Nigéria.
É sempre muito bom acompanhar de perto os trabalhos realizados em todas as escolas de Bicas. Agradeço a todos no Colégio COPEB pela oportunidade de estar com vocês e aprender sempre mais!
.


.

13 setembro 2013

* COMO NASCEU UMA DAS MAIS ANTIGAS PANORÂMICAS DE BICAS.

A pouco mais de um mês recebi do amigo Carlos Machado, algumas fotos antigas de Bicas. Como eu, Carlos também é admirador de fotos históricas de nossa cidade e acompanha assiduamente o quadro “Bicas ontem & Hoje” aqui no blog.
Qual foi minha surpresa ao observar que duas das fotos compunham na verdade um dos mais belos cenários fotográficos de Bicas: a Praça São José e parte da Rua Coronel Souza. 


Veio então a idéia de tentar uni-las. Logo percebi que havia um pequeno desalinhamento entre as duas, coisa que não impedia dar início ao trabalho.
Feita a montagem e o devido alinhamento, faltava apenas corrigir as impurezas e alguns defeitos como dobras, marcas de colagem e pequenos rasgos, além de alguns pedaços que faltavam.
.

Confesso que na medida que o trabalho ia avançando me encantava mais com o resultado, que pode ser visto no resultado final.
Gostei tanto que virou nosso rótulo! 
.

11 setembro 2013

* NOITE DE LANÇAMENTO DE LIVRO E HOMENAGENS MARCAM O SETE DE SETEMBRO EM BICAS.

O autor de "Um olhar para o passado" Carlos Augusto com sua esposa Maria Luiza.
Os homenageados Dr. Marcelo Motta de Oliveira, Sr. Nilson Batista Vieira e Dr. Alberto Aloizio de Andrade.
Fazendo parte das festividades pelos 90 anos de nosso Município, a noite de 07 de setembro foi marcada por importante evento na Câmara Municipal: o lançamento do livro “Um olhar para o passado”, de autoria de Carlos Augusto Machado Veiga.
As festividades tiveram início com a noite de autógrafos, onde o autor recebeu o abraço de amigos e leitores que já aguardavam com grande expectativa o lançamento de mais um resgate histórico de nossa cidade.
Com a chegada das autoridades, teve início a solenidade de entrega das placas comemorativas aos homenageados “Homens Honrados 2013” com a presença do Meritíssimo Juiz de Direito de nossa Comarca Dr. Ricardo Domingos de Andrade e da Dra. Maria Cristina de Souza Trulio, que também já esteve à frente de nossa Comarca.
Presentes quatro homenageados, dois deles deixaram marcas de grandes trabalhos realizados quando aqui viveram e enquanto aqui estiveram mesmo não sendo filhos de Bicas: o Desembargador Dr. Alberto Aloizio de Andrade e o Juiz Federal Dr. Marcelo Motta de Oliveira, especialmente condecorados pelo Prefeito de Bicas Geraldo Magela Longo dos Santos.
Os dois estiveram muito bem acompanhados por outros dois grandes homenageados da noite: o Sr. Nilson Batista Vieira, ex-prefeito, detentor de um dos mais marcantes mandatos à frente da administração de nossa cidade e pelo escritor Carlos Augusto Machado da Veiga, este bastante emocionado pelo lançamento de sua recente obra “Um olhar para o passado”.

Sem dúvida, um grande evento, que fechou a semana de festividades pelos 90 anos de Municipalização de Bicas.
.
Carlos Augusto em alegre noite de autógrafo.
Dr. Marcelo Motta de Oliveira recebendo placa condecorativa de Dr. Ricardo Domingos de Andrade, Juiz de Direito de nossa Comarca.

O Desembargador Dr. Alberto Aloizio de Andrade no momento de seus agradecimentos pela homenagem recebida.

O escritor Carlos Augusto agradecendo à homenagem e à presença dos amigos e amigas em noite tão importante. 
 
Sr. Nilson Batista muito bem acompanhado por amigos e parentes.

Também levei meu abraço ao autor de "Um olhar para o passado".
.

08 setembro 2013

* BICAS ONTEM E HOJE - PARTE 07.

Continuando minhas homenagens aos 90 anos de Bicas, trago mais uma edição do "Bicas Ontem e Hoje" focando a Praça São José vista do morro do cruzeiro em quatro fases distintas.
Nossa Igreja Matriz já teve várias modificações em sua arquitetura no passar dos tempos, seja em sua fachada principal com a construção da torre; seja nas laterais com a construção de novos anexos. 
Quero registrar que procuro sempre que possível publicar a fonte onde encontrei a foto antiga, lembrando também que antes de publicá-las, realizo todo um trabalho de recuperação visual em fotos já degradadas pela ação do tempo, como rasgos, dobras e até mesmo falta de pedaços. Nas fotos atuais, as apresento em preto e branco e colorida para auxiliar na comparação.
Espero que gostem do resultado!

Na primeira seqüência comparativa, trago a foto mais antiga que tenho em meu acervo tirada do morro do cruzeiro - foto publicada por João Batista Marques de Souza com trabalho de recuperação de Amarildo Mayrink - onde vemos a última configuração de nossa matriz antes da construção de sua torre principal. 





Na segunda seqüência comparativa, foto de meu acervo pessoal onde podemos ver a Igreja Matriz já com sua imponente torre, mas vê-se que o Hospital São José ainda não existia, como também não existiam a Rua Morvan Dias de Figueiredo - a Rua da Caixa - e o posto de combustíveis São José.




Na terceira seqüência comparativa, foto de meu acervo pessoal, ainda não vemos Hospital São José, mas já aparecem a Rua Morvan Dias de Figueiredo - a Rua da Caixa - e o posto de combustíveis São José.




Na quarta e última seqüência comparativa, foto da década de 80 de meu acervo pessoal, quando já vemos o Hospital São José, a Rua Morvan Dias de Figueiredo - a Rua da Caixa - e o posto de combustíveis São José, faltando apenas o novo loteamento da cutieira, que pode ser observado na foto atual.
PARABÉNS, Menina Moça da Zona da Mata!



.

06 setembro 2013

* NO ANIVERSÁRIO DE NOSSA CIDADE, TEMPO DE RECORDAR - UMA LEMBRANÇA DO "BIQUENSE AUSENTE" DATADA DE 1969.

.
Na semana de aniversário dos 90 anos de Bicas, tempo de homenagens e comemorações, trago aos amigos leitores um documentário de nosso Município editado em comemoração à festa do Biquense Ausente realizada pelo governo Gilson Lamha em 07 de setembro de 1969, um presente de Wilma e Dr. Jerônimo Lamha. Uma bela recordação da festa realizada quando nossa cidade comemorava 46 anos de sua emancipação.
Nele ainda vemos o antigo prédio da prefeitura, o terreno onde seria construído o atual prédio do Banco do Brasil, nossa oficina ferroviária em plena atividade, muitas fotos e informações interessantes de um tempo em que a indústria ainda era a mola mestra de nosso desenvolvimento.

Agradeço imensamente a Wilma e Dr. Jerônimo pelo enriquecimento de nosso acervo.











.

* BELÍSSIMA HOMENAGEM A ALEXANDRE ANK.


Fazendo parte do Projeto “Resgatando a História de Homens Honrados”, participei na noite de 04 de setembro de 2013 na Escola Amarelinha de uma merecida homenagem ao atleta mesatenista campeão brasileiro e mundial Alexandre Ank, onde destaco a belíssima paródia musical com canto e violão apresentada no vídeo abaixo, gravado nas dependências da escola na manhã de 05 de setembro.
.

Filho de Elizabeth Macieira Ank e Ney Rocha Ank, nascido em Bicas, Alexandre Ank viveu momentos de grande alegria e de muita emoção proporcionada pelas crianças na noite de homenagens, acompanhando com atenção a cada uma das apresentações. Foram recitais de belas poesias, dança, música e acróstico. 
Num dos grandes momentos da noite, Alexandre foi entrevistado pelos alunos, onde se lembrou dos momentos difíceis vividos após seu acidente, a redescoberta da alegria de viver proporcionada pela prática de esporte, de sua primeira participação de forma casual com espetacular vitória no tênis de mesa em jogos disputados na cidade de Uberlândia, onde na verdade havia sido inscrito para nadar, vindo a substituir um mesatenista que ficara impossibilitado de participar da disputa. Foi a primeira de muitas vitórias!  
Fez questão de destacar que suas vitórias se devem à boa educação escolar, a boas companhias, à garra e força de vontade, destacando também o fundamental apoio, carinho e a presença constante da família.
Também em resposta às crianças, disse levar sempre consigo uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que ganhou de sua avó, fortalecendo sua fé dando a segurança necessária para continuar.   
Atualmente, Alexandre se encontra em fase de preparação para a disputa dos jogos paraolímpicos.
Sua prima Rita lembrou grandes momentos vividos ao lado de Alexandre e parabenizou a Escola Amarelinha pela iniciativa de prestar homenagens a grandes personalidades que se destacam ainda hoje, que estão presentes e em nosso convívio, como Alexandre Ank e o escritor Chicre Farhat.
Em seguida, as autoridades presentes usaram a palavra para parabenizar e levar o abraço a Alexandre Ank. 
Após a palavra final da Diretora Marilucy Teixeira Archanjo, foi apresentado um belo vídeo com fotos marcantes da carreira do atleta.
Como afirmou seu padrinho Paulo Rossi, “foi uma homenagem viva, sentida, real, justa e perfeita.”
Parabéns a Alexandre Ank e à Escola Amarelinha por ter proporcionado a todos os presentes momentos de grande emoção. Sem dúvida, com seu grande exemplo de vida e de luta, nosso atleta proporcionou uma excelente oportunidade de aprendizado a todas as crianças presentes a este grande evento.
.
Fotos gentilmente cedidas pela direção da escola.














.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...