24 junho 2009

*AGENTES DE SAÚDE REALIZAM CAMPANHA CONTRA O TABAGISMO NAS ESCOLAS DE BICAS.

Equipe do Programa de Saúde da Família - PSF Bicas.
Em pé: Thaíza, Beth, Thaína, Fabiana, Cláudia, Natália, Ramon e Maíra.
Agachados: Giovani, Carolina, aluna do Coronel Souza e Érika.
Autópsia de um assassino - "o cigarro".
Com muita alegria, recebi o convite feito pela Agente de Saúde Elizabeth Arruda para participar de uma bem bolada campanha contra o tabagismo voltada às crianças e adolescentes da rede pública de ensino, evento idealizado e estruturado pelos agentes de saúde do PSF IV Sudeste com a participação de duas agentes de saúde do PSF V Sudoeste. No dia 24 de junho, foi a vez da Escola Municipal Coronel Souza receber a exposição; na verdade, um misto de aula, exposição e teatro onde os atores principais são os próprios agentes de saúde, que simulam problemas de saúde comuns aos fumantes e suas famílias, mostrando paço a paço, a evolução destes problemas e suas "graves consequências", resultado natural do vício do cigarro, numa metodologia totalmente direcionada às crianças e principalmente aos adolescentes.
Também caminhei com alunos e professores pela exposição.
Tive a oportunidade de caminhar com os estudantes pela exposição e pude observar a reação dos mesmos ao lerem as mensagens e ver, ao mesmo tempo, a interpretação dos agentes de saúde nas várias situações demonstradas que são naturalmente vividas por muitos fumantes e seus familiares no dia a dia. Chamou minha atenção, a reação dos alunos e alunas ao verem uma gestante fumando e em seguida, poder observar em fotos, as consequências que a exposição direta a todos os componentes nocivos do cigarro podem causar nos fetos, imagens fortes mas necessárias diante da realidade, da gravidade e porque não dizer, da irresponsabilidade do ato.
Olhares... Em certos momentos, o olhar fala mais que mil palavras. Natália conversando com os estudantes antes da apresentação do trabalho a mais uma turma. Olhares... Estudantes com a agente do PSF e "atriz" Erika . Olhares... Agente do PSF e "atriz" Thaíza. Olhares... Agente do PSF e "atriz" Thaína. Olhares...
É bom saber que trabalhos como este estão acontecendo em nossa cidade. É a informação chegando a nossas crianças e adolescentes. O livre arbítrio é fundamental, mas para que isso aconteça plenamente, a informação clara e objetiva das consequências precisa chegar até eles e isso os agentes de saúde realizaram com grande sucesso.
Agora é a vez do agente do PSF e "ator" Giovani. Olhares...
Nesta representação, a agente do PSF e "atriz" Maíra leva ao questionamento: Cigarro e esporte? NÃO TEM NADA A VER!
Olhares...
O agente do PSF e "Ator" Ramon provocou muitas "caretas" nos adolescentes.

Cartazes e olhares...
A aluna e "atriz" Areta, Beth, Fabiana, Taína, Carolina, Natália, Erika, Thaíza, Ramon e Giovani.
.
Parabéns a toda a equipe de agentes de saúde: Carolina Martins, Elizabeth Arruda, Érica Soares, Fabiana Borges, Giovani Cúgola da Silva, Ramon Ribeiro, Thaíza, Thaína Cúgola, Maíra Ribeiro de Souza e Cláudia Mathias supervisionados pela enfermeira Natália Gabriela de Carvalho Belei Rossi, contando também com o apoio de Gumercindo pela Secretaria de Saúde.

09 junho 2009

*A ASB-ASSOCIAÇÃO DOS SKATISTAS BIQUENSES & ELECTRIC SKATES REALIZARAM COM SUCESSO O 1° CAMPEONATO DE MINI RAMP "SKATE FOR FUN".

Através da iniciativa do Marcelo da ELECTRIC SKATES, rolou no último sábado, 6 de junho, o mini half-pipe da pista Municipal de Bicas com as categorias mirim e iniciante. O Torneio contou com a participação de skatistas de Bicas, São João Nepomuceno, Maripá de Minas e Santos Dumont. Mais uma vez, o grande destaque e vencedor da mirim foi Gabriel, skatista de Bicas. Na categoria iniciante, Bicas ficou em segundo lugar com o skatista Léo. Ao final do evento, Fabrícia, Presidente da ASB agradeceu a todos os competidores inscritos e a todos que compareceram para prestigiar o evento. Fez também um agradecimento especial ao Marcelo, que organizou e patrocinou o campeonato. Além da grande contribuição para a promoção do esporte em Bicas através da iniciativa e organização do campeonato pelo Marcelo, o torneio também contou com o apoio da ASB - Associação de Skatistas Biquenses, da Prefeitura Municipal de Bicas e da Mecânica PRECISA e com o patrocínio da ELECTRIC SKATES, que também ofereceu troféus aos três primeiros colocados de cada categoria.

Léo (acima) e Gabriel (abaixo) em ação.

*CAMPANHA PRÓ-GRÊMIO ESTUDANTIL EM MARIPÁ DE MINAS.

Na quarta-feira, dia 3 de junho, eu, Jaílson e os representantes do Grêmio Estudantil do Estadual Gabriel, Flávia, Brenda, Thaíse e Ramon participamos de um bem organizado evento da Escola Estadual do Município de Maripá de Minas que foi dividido em dois momentos: encontro com os pais de alunos e depois apenas com os alunos. Missão: promover junto aos estudantes daquela escola a criação de um grêmio estudantil. Após o sucesso da II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que contou com a participação de delegação de Maripá, fomos convidados pela Diretora Rogéria, pela aluna Raquel, pela Assistência Social e pelo Conselho Tutelar daquele Município para, em um primeiro momento, participarmos de um encontro com os pais dos alunos, onde falei da importância da criação de um grêmio estudantil; da maturidade conquistada pelos jovens ao assumirem as responsabilidades que a direção de um grêmio exige; da comprovada transformação de alunos antes rotulados de “problemáticos” para "jovens responsáveis e conscientes da nova condição de protagonistas” tanto do desenvolvimento da escola e da turma quanto do próprio crescimento enquanto cidadãos. Percebi grande interesse nos pais presentes à reunião. Em seguida, foi a vez de conversar com os alunos, onde citei o exemplo de Jaílson, Diretor de Juventude na Prefeitura Municipal de Bicas, jovem de grande destaque, que após fazer parte da primeira direção de Grêmio do Estadual de Bicas, assumiu papel de liderança naquela escola, tendo participado de Conferências Regionais, Estaduais e Nacionais de Juventude, esta última em Brasília. Mostrei a todos os presentes a importância do Grêmio para a vida do Jaílson, vindo inclusive a se candidatar a vereador obtendo excelente votação em sua primeira disputa eleitoral, cabendo o destaque: “sem comprar um voto sequer”, prática tão comum nos dias atuais e infelizmente decisiva para a eleição de muitos candidatos sem o menor compromisso com o eleitor, com a cidade e principalmente com a juventude. Em seguida, Gabriel, atual presidente do Grêmio de Bicas teve a oportunidade de manifestar a todos os presentes sua “mudança para melhor” enquanto aluno e cidadão após assumir a direção do grêmio, confirmando minhas palavras. Ao final do encontro, ficou mais uma vez a certeza do dever cumprido. E o melhor, não só em mim, mas em todos os meninos do Grêmio.
.

04 junho 2009

*II CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Crianças, adolescentes, membros de CMDCA's, Conselheiros Tutelares, Professores, enfim, a participação de representantes de toda a região.
Realizada com grande sucesso, a II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no dia 1° de junho de 2009, no salão da Câmara Municipal de Bicas com a participação de representantes de todos os Municípios da Comarca: Guarará, Maripá de Minas, Pequeri e Bicas. Na programação, boas palestras, debates, grupos de trabalho, apresentação e votação das propostas e moções, terminando com a eleição dos Delegados que representarão os respectivos Municípios na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Composição da mesa de abertura dos trabalhos.
Tive a honra de ser convidado a participar da mesa de abertura do evento, que contou também com a presença dos prefeitos de Bicas, Maripá de Minas, Guarará e Pequeri, de vereadores de Bicas, presidentes de conselhos de direitos e a primeira palestrante do dia, a Sra. Bárbara.
Na abertura, comentei sobre a ausência de Diretores de escola e Professores, já que poucos estavam presentes. Mostrei a extrema importância da participação de todos no evento.
Prefeitos entenderam a importância do evento e vieram com suas delegações.
Em suas falas, os prefeitos reconheceram a importância e a grandeza do evento, demonstrando clara disposição em contribuir em suas cidades para maiores investimentos e atenção às políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes. Na primeira palestra do dia, a Sra. Bárbara Suely Rosa Gomes, Assistente Social que participou da elaboração e execução de um dos mais completos trabalhos desenvolvidos em favor das crianças e adolescentes, o "Pró-conselho, do Instituto Telemig Celular - Programa de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais", falou sobre a trajetória do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente nos seus 18 anos. Na segunda palestra, o Deputado Estadual André Quintão trouxe para discussão o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”.
Deputado Estadual André Quintão, na apresentação de sua palestra.
Ambas as palestras trouxeram grande enriquecimento ao debate sobre os cinco eixos orientadores, onde os grupos de trabalho desenvolveram e aprovaram duas propostas a serem enviadas e defendidas pelos delegados eleitos para a Conferência Estadual. Os eixos foram assim dispostos: Eixo 1 – Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades. Eixo 2 – Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. Eixo 4 – Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania. Eixo 5 – Gestão da Política. Participei do grupo de trabalho que discutiu o eixo 4 por ser este meu principal objetivo: envolver as crianças, os adolescentes e a juventude, buscando despertar neles o entendimento da necessidade de participarem e ocuparem os espaços de decisão das políticas públicas. Essa galera precisa entender que é hora de buscar e realizar seus sonhos, sem esperar que outros façam por eles. Além de todas as propostas que foram aprovadas e que apresentarei em outra publicação, destaco duas Moções apresentadas pelo grupo que fiz parte e que foram aprovadas em plenário para serem encaminhadas aos prefeitos dos municípios participantes. São elas:
Grupo de trabalho do eixo 4.
MOÇÃO N° 1: Garantir vagas para “crianças e adolescentes” como membros efetivos nos CMDCA’s dos Municípios de Bicas, Maripá de Minas, Guarará e Pequeri, criando também mecanismos de divulgação e máxima valorização da presença das crianças e dos adolescentes no Conselho. MOÇÃO N° 2: Garantir no Orçamento do Município recursos para o desenvolvimento de Projetos Culturais voltados para a criança e o adolescente, criando também mecanismos que garantam a continuidade dos mesmos. Por fim, quero parabenizar todos os organizadores e todos os participantes deste brilhante evento, todas as delegações dos municípios vizinhos e principalmente todas as crianças e adolescentes de nossa região. A forma envolvente e responsável com que se apresentaram na Conferência merece destaque, fato comprovado com a eleição dos jovens Gabriel de Oliveira Gomes da Silva e Renata de Paula Colari, o que elevou e renovou meu ânimo comprovando que vale a pena investir na juventude. Foi realmente emocionante vê-los participar, debater, discutir, apresentar grandes propostas e ao final serem eleitos como delegados para a Conferência Estadual. Ou seja, perceberam que o espaço existe e que podem construir um futuro melhor para todos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...